Google Chrome 106 chegou e muito mudou para melhor!

A Google continua o seu ciclo de lançamentos rápidos com a versão 106 do Chrome, que acaba de ser lançada de forma estável. Tendo em conta o ciclo de lançamentos incrivelmente rápido de quatro semanas, a empresa nem sempre adiciona muitas novidades ao seu browser. Ainda assim há coisas interessantes a destacar nesta nova versão.

Google Chrome 106 chegou e muito mudou para melhor!

À medida que a Google está a redesenhar a omnibox, ou a famosa barra de endereços, no Android, o browser para computadores também não está parado. Dito isto recebeu um atalho muito útil que permite pesquisar rapidamente pelo nosso histórico e marcadores a partir da barra de endereços.

Se estiver ativado e mais abaixo já lhe explicamos como fazer pode introduzir @history, @bookmarks ou @tabs na barra de endereços do Chrome seguida de um espaço. Assim em vez de dar acesso a um site vamos poder percorrer o Histórico de Pesquisa, ou, por exemplo, os favoritos.

Entretanto os resultados aparecem numa linha abaixo da Omnibox para que navegue rapidamente com as teclas de seta ou cursor. O Histórico e os Marcadores permitem que pressione a entrada para ser levado para a respetiva página de ecrã completo com a sua consulta já disponível.

Esta é uma expansão bastante útil e poderosa das Chrome Actions.

Entretanto outra das novidades é que ao contrário do que acontecia até agora em que só tinhamos a possibilidade de traduzir sites inteiros, agora vai ser possível traduzir apenas trechos de texto.

Mas as novas funcionalidades não ficam por aqui. Há muito tempo tínhamos o Google Reader, que muitos argumentam ser o melhor leitor de RSS. No entanto foi descontinuado. Agora a Google está a tentar remediar esta situação e introduziu uma opção para seguir os nossos sites favoritos no Chrome para Android. Para já tem de ativar através da flag chrome://flags/#following-feed-sidepanel.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também