Um chip ditou o fim das câmaras fotográficas DSLR!

Sempre se debateu muito qual das marcas de smartphones iria acabar com as câmaras fotográficas mais tradicionais. Falou-se muito da Huawei na altura em que estava no topo, mas também da Samsung que fabrica sensores muito poderosos e até da Xiaomi. No entanto quem derrotou as câmaras fotográficas DSLR foi um chip.

Um chip ditou o fim das câmaras fotográficas DSLR!

Desde cedo se percebeu que a evolução dos smartphones poderia trazer problemas às câmaras fotográficas DSLR. O que nunca se pensou é que levasse tanto tempo! No entanto, não é fácil conseguir uma boa qualidade ao nível de fotografia. Especialmente considerando que devido ao tamanho dos smartphones não há grande espaço para os sensores. No entanto, a tecnologia tem uma grande palavra a dizer neste campo e afinal de contas só era necessário o poder da inteligência artificial.

chip câmaras fotográficas DSLR

Quem o afirma é o vice-presidente da unidade de gestão de produto ao nível de câmaras da Qualcomm. Segundo ele os smartphones alimentado por inteligência artificial vão ditar o fim das câmaras fotográficas dentro de três ou cinco anos.

Estas informações foram preferidas ao site AndroidAuthority e rapidamente se espalharam pela indústria.

Claro que isto são informações ousadas. No entanto ele suportou o que disse. É que os processadores Snapdragon são dez vezes melhores dos que estão disponíveis nas câmaras Nikon e Canon. É isto que torna os smartphones tão poderosos, apesar de terem sensores mais pequenos.

peças americanas, QUalcomm, covid-19 chipsets, chip câmaras fotográficas DSLR

Com a inteligência artificial levada ao máximo as pessoas só têm de disparar e ver o produto final.

Isto porque todos os ajustes são feitos automaticamente pelo smartphone. Sim, aqueles ajustes que só os fotógrafos profissionais sabem fazer tão bem.

Ora numa altura em que os smartphones já são capazes de capturar em RAW isto é mais um prego no caixão das câmaras DSLR.

S22 Ultra, Vivo, X80 Pro

Claro que existem sempre os dois lados da barricada e há muitas pessoas que ficaram descontentes com estas palavras. É que as câmaras, quanto a mim, ainda têm muito para dar. Até porque os mais puristas podem não apreciar inclusivamente, imagens demasiado processadas.

Tudo isto para dizer que este braço de ferro ainda está para continuar. No entanto, é cada vez mais certo que as DSLR têm os dias cada vez mais contados.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também