Ainda vale a pena comprar o iPhone 11 em 2022?

Sempre que sai um novo modelo de iPhone começa também uma verdadeira corrida aos modelos mais antigos. Afinal de contas, torna-se possível adquirir ainda “grandes bombas” a um preço mais amigo da carteira. Seja como for nenhum iPhone é propriamente barato. Com o lançamento agora do iPhone 14, o iPhone 11 pode ser encontrado a bons preços. Mas será que ainda vale a pena comprar o iPhone 11 em 2022?

Ainda vale a pena comprar o iPhone 11 em 2022?

O iPhone 11 foi lançado em Setembro de 2019. Na prática com o lançamento da nova versão está três gerações atrás. No entanto ainda é possível adquirirmos em vários sítios a um preço simpático. Sobretudo para quem anda atento ao mercado dos recondicionados.

A velocidade

Apesar de já ter três anos, o iPhone 11 continua a portar-se muito bem. De facto, no meio dos equipamentos Android, tenho também um iPhone 11 Pro que continua muito atual. Sobretudo ao nível de desempenho. Dito isto, é alimentado pelo chip A13 Bionic. Claro que já foi ultrapassado por outros chipsets que entretanto foram sendo lançados. Ainda assim continua a ser uma referência em termos de velocidade. Temos um processador com 6 núcleos, uma gráfica com 4, um motor neural com 8 núcleos e escusado será dizer que isto tudo combinado se traduz numa boa velocidade.

iphone, leak,iPhone 11 smartphone, Apple Samsung, Apple ecrã iPhone 11, comprar iPhone 11 2022

A câmara

A câmara continua a portar-se muito bem em 2022. À semelhança do que acontece com o iPhone 13 temos uma câmara principal de 12 megapixéis e outra angular com as mesmas características. Para além disso temos acesso a fotos no modo noturno, Deep Fusion, modo retrato e até o smart HDR. É verdade que algumas coisas ficam de fora, como o modo cinemático ou novos estilos fotográficos. Ainda assim continua a ser um equipamento muito completo. No caso do vídeo este dispositivo suporta a gravação 4K a 60 frames por segundo. Ou seja, é mesmo muito bom.

Entretanto o iPhone 11 continua muitos outros pormenores interessantes. Dito isto, temos o Face ID, resistência à água IP68, carregamento sem fios e cerca de 17 horas de autonomia.

comprar iPhone 11 2022

Em termos de software este dispositivo continua a ser completamente suportado. Pelo menos até 2025 podemos estar descansados neste campo.

Claro que nem tudo são aspetos positivos mas sinceramente a maioria dos negativos passam despercebidos.

Dito isto, temos de nos contentar com um ecrã de 6.1 polegadas e resolução de 1792×828 pixeís. É o suficiente para a maioria das coisas. Claro que não é um ecrã OLED. Ainda assim, não é razão para não comprarmos este equipamento.

Mas há outra coisa em falta que para mim, por exemplo, não é muito importante. Seja como for pode fazer confusão a algumas pessoas. Assim, ao contrário dos iPhones mais recentes, o iPhone 11 não funciona com o MagSafe. Isto significa que alguns acessórios não são compatíveis.

Por fim a última grande diferença para os novos modelos é que o iPhone 11 também não tem conectividade 5G. Seja como for o 4G LTE ainda é mais que suficiente em 2022.

Então vale a pena ou não?

Claro que sim. De facto, existem mais razões para o fazer do que para não o fazer. É rápido, continua a ser muito bom na fotografia e temos suporte ao nível de software pelo menos até 2025. Ou seja, mais três anos de novos sistemas operativos.

Se o encontrarem a um bom preço não hesitem, porque é um equipamento que devem mesmo levar para casa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também