Google vai poder esquecer aquilo que sabe sobre si

A privacidade digital é um dos temas que tem sido amplamente discutido ao nível da tecnologia. Aliás, o assunto tem ganho tanta importância que as empresas tentam criar ferramentas que nos ajudam a mantermo-nos anónimos online. É exatamente por esse motivo que a Google está a testar uma nova funcionalidade que permite remover os resultados que aparecem na pesquisa sobre cada um de nós. Neste momento ainda está na fase beta, mas em breve chega à versão final. Seja como for o importante é que a Google vai poder esquecer aquilo que sabe sobre si.

Google vai poder esquecer aquilo que sabe sobre si

Isto foi descoberto por Radek Błędowski (via Mishaal Rahman).

De facto, há alturas em que procuramos o nosso nome online e conseguimos encontrar algumas informações. Podem tratar-se de alguns dados provenientes de plataformas de redes sociais, posts em que fomos marcados, ou qualquer outra informação.

Embora para muitos seja uma honra terem o nome na Google, outras podem não gostar disso. Na realidade e vendo as coisas friamente, qualquer informação que esteja online sobre nós pode representar uma ameaça à segurança. Sobretudo com o tipo de ataques a que temos assistido.

Google esquecer

É por esse motivo que a Google está a trabalhar numa funcionalidade que vai permitir apagar tudo aquilo que está na Internet sobre nós. Como referi anteriormente ainda está numa fase beta. No entanto já há pessoas que estão a ter acesso a ela.

A propósito disto até já mostraram alguns pormenores. Primeiro vemos a funcionalidade na página de definições. Provavelmente nas definições do histórico de pesquisa. Depois quando tocarmos na opção surge um ecrã a mostrar o que faz a funcionalidade. A seguir é só introduzirmos o nosso nome.

Sim. É porque temos de dizer à Google quem somos para surgirem os resultados e vermos o que queremos eliminar. O que for encontrado aparece da mesma forma como veríamos no motor de busca. Depois é só usarmos o botão de três pontos junto a cada entrada. É nele que está a opção de apagar. Realmente é bastante simples. No entanto, atenção que vai ter de dizer ao Google porque é que está a remover os resultados.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também