Existem várias razões para um smartphone ficar mais lento com o passar do tempo. Podemos ter menos espaço de armazenamento, software perigoso instalado no smartphone ou algumas apps que ocupam muita memória. No entanto, é possÃvel atrasar o abrandamento que vai surgindo com o tempo. Dito isto, vamos explicar-lhe as causas para um smartphone Xiaomi lento e como evitar que o passar do tempo contribua para isso.
Smartphone Xiaomi: veja como evitar que fique mais lento
A tecnologia está a avançar a um ritmo vertiginoso e a Xiaomi não é exceção. Os novos dispositivos melhoram as caracterÃsticas dos seus antecessores com um intervalo de apenas alguns meses. Entretanto à medida que os dispositivos melhoram, o mesmo acontece com os sistemas operativos e com as interfaces que estão por cima. Não nos podemos esquecer que praticamente todos os lançamentos vêm com novas funcionalidades. Isto tudo tem o seu peso.
A quantidade de memória RAM disponÃvel é um fator chave para que tudo corra bem. Qualquer equipamento que neste momento tenha menos do que 2GB de memória tem dificuldade em funcionar corretamente.
Um dos limites são as limitações de hardware. A quantidade de memória é um fator chave para o funcionamento de qualquer smartphone Xiaomi, e uma nova atualização num dispositivo com menos RAM (por exemplo, 2 GB RAM) irá abrandar significativamente o seu funcionamento. Isto acontece principalmente porque o dispositivo necessita de mais recursos para funcionar sem problemas.
No entanto, para além da quantidade fÃsica de memória RAM, também podemos considerar o atraso promovido por atividades que correm em segundo plano. Elas consomem uma grande quantidade de RAM disponÃvel. Por isso, é aconselhável encerrar aplicações que não estamos a usar para maximizar a quantidade de RAM com menos aplicações abertas.
O terceiro fator responsável pelo abrandamento do seu smartphone é o armazenamento interno. A quantidade de armazenamento também pode ser importante, porque se estiver cheio, é mais complicado gerir o espaço livre e isto atrasa o funcionamento do dispositivo.
Uma das formas mais fáceis de não abrandar o funcionamento do smartphone é manter o armazenamento interno menos atafulhado. Se eliminarmos aplicações desnecessárias, bem como outros conteúdos e movermos algumas das fotos apenas para a cloud, as coisas vão funcionar melhor.
Felizmente que este processo é muito simplificado graças à app de Segurança.
Quando abrimos a app de segurança a primeira opção é a que diz respeito à limpeza. Assim e como o nome indica permite-nos limpar com rapidez ficheiros da cache, ficheiros obsoletos, pacotes, resÃduos e até memória. Isto tudo com um simples toque num botão.
Agora podem e muito bem perguntar-nos: – é algo que temos de estar sempre a fazer? A resposta mais rápida é não. Será algo que talvez seja recomendável fazer uma vez por mês. Isto sobretudo pela limpeza de ficheiros da cache. É que se a tivermos sempre a limpar algumas apps podem demorar mais tempo a arrancar e isso é algo que ninguém quer.
Mas esta secção de limpeza ainda disponibiliza outras coisas interessantes quando termina os primeiros processos que referi acima. Assim e para recuperar realmente muito espaço no smartphone, podemos ainda fazer uma limpeza ao WhatsApp, ao Facebook, encontrar e eliminar fotos, vÃdeos e ficheiros desnecessários e também remover aplicações.
É sem dúvida algo muito completo e útil. Aliás é um excelente exemplo para todos os fabricantes porque deste modo os utilizadores escusavam de estar a instalar apps externas que em muitos casos acabam por fazer mais mal do que bem.
Mas há mais coisas a fazer para além disto. É que para além da limpeza normal, caso não tenho conseguido o espaço que queria, temos ainda a limpeza profunda. Esta vai muito mais fundo, como o próprio nome indica. Assim limpa fotos duplicadas ou redundantes e ainda dados das aplicações.
Assim como pode ver recuperar espaço no seu smartphone Xiaomi é muito simples graças à s mais valias da app de segurança. É que em poucos minutos fica com o espaço disponÃvel!
Agora vamos lhe dar um conselho que parece estranho mas na realidade só deverá seguir se tiver um smartphone mais antigo. Evite as últimas atualizações. Especialmente atualizações grandes e significativas, como é o caso do sistema operativo Android 13. Estas versões podem abrandar dispositivos mais antigos ou conter algumas falhas que ainda não foram corrigidas.
Fechar aplicações em segundo plano não utilizados
Recomendamos também que feche as aplicações em segundo plano que não está a utilizar. Como já referimos, estas aplicações consomem muita memória RAM. Claro que com um smartphone mais recente e com muita memória não faz grande diferença.
A app de Segurança da Xiaomi permite-nos também gerir as aplicações que temos no nosso smartphone. Podemos removê-las, ordenar por aquelas que gastam mais RAM ou até mais capacidade de armazenamento.
E pronto deste modo é possÃvel evitarmos um smartphone Xiaomi lento?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!