A Microsoft tem apostado muito na segurança nos últimos anos, mas por vezes no melhor pano cai a nódoa e parece que acabam a agir como o Continente Online. Neste caso, a gigante da tecnologia fez o impensável e deixou que distribuíssem publicidade perigosa no feed do Microsoft Edge o que levou muitas pessoas a pensarem que tinham o PC a ser atacado!
Microsoft deixou o impensável acontecer no Edge!
A empresa especialista em segurança Malwarebytes alertou para uma situação muito complicada. É que o Microsoft Edge mostrou anúncios maliciosos aos seus utilizadores no Feed de Notícias. Ainda por cima à primeira vista parecem notícias normais, o que complica tudo. No entanto quando se carrega nelas somos levados a um site que nos diz que o nosso PC está com problemas e solicita que liguemos para uma empresa de suporte técnico para que tudo seja corrigido. Se isto fosse um e-mail que chegasse como tantos outros a maioria das pessoas não ia cair nisto. É que a maioria das pessoas já estão muito mais despertas para estas situações. No entanto, o facto de estar no feed do Microsoft Edge deixa os utilizadores muito mais à vontade.
Todo o esquema está desenvolvido de uma forma inteligente. É que o sistema até verifica quem está na página do Edge. Se for um bot então este anúncio perigoso não aparece. Em vez disso surge um artigo legítimo. Agora se for mesmo uma pessoa surge o artigo perigoso e a vítima cai muito mais facilmente.
Como tal, se estiver a utilizar o Microsoft Edge, tenha cuidado com as coisas em que dá um clique. É que eventualmente pode sair-lhe caro.
Este acontecimento é um grande golpe para a reputação do Microsoft Edge. Ainda por cima acontece numa altura em que a Microsoft tem feito de tudo para levas as pessoas do Chrome para o seu browser. É que o Edge até tem uma nova camada de segurança que tem como principal objetivo manter o utilizador seguro enquanto navega.
No entanto, agora que o Edge serviu anúncios perigosos no seu próprio feed de notícias, vai ser complicado para a Microsoft convencer as pessoas de que o seu browser disponibiliza mais segurança que o Chrome.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!