SSD PCIe 5.0 capaz de chegar aos 10GB/s! Vai ser assim!

Quando pensa num SSD NVMe PCIe, pensa no quê? Em uma drive que mais parece uma tira de pastilha elástica! Certo? Pois bem, com o aumento da performance pura e dura neste segmento de mercado, tudo graças à entrada em cena do padrão PCIe 5.0, as coisas estão a mudar, e bem! Como temos tido a oportunidade de ver com os mais recentes anúncios de lançamento.

Quer ver como vai ser a nova geração de SSDs PCIe NVMe capazes de grandes velocidades de transferência?

SSD PCIe 5.0 capaz de chegar aos 10GB/s! Vai ser assim!

Portanto, o SSD em si continua com o mesmo exato formato compacto, mas claro, com o aumento da performance, temos também um aumento da temperatura.

Assim, como é óbvio, para dissipar o calor extra, é preciso arranjar soluções um pouco mais exóticas, que podem ir desde um aumento agressivo no tamanho do dissipador de calor, como podemos ver na imagem em cima, ou então, soluções com ventoinhas para aircooling, ou água para watercooling.

O melhor exemplo que temos de tudo isto, é mesmo o novo SSD da Nexstorage, por sua vez capaz de chegar ‘apenas’ aos 10 GB/s. Sim, leu bem, APENAS, porque é esperado que as velocidades cheguem até aos 14 GB/s, à medida que a tecnologia evolui e amadurece mais um pouco.

Curiosamente, como mencionámos em cima, esta nem deverá ser a solução mais agressiva dentro da nova geração de SSDs, visto que com o aproximar dos 14 GB/s, já existem fabricantes a estudar o uso de refrigeração ativa, ou seja, coolers com ventoinhas, tal e qual como temos a oportunidade de ver no mundo das placas gráficas e processadores. Está pronto para toda uma nova geração de SSDs super rápidos, e super gordos? 

Ademais, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também