Como já deve ter lido algures na Internet, o mundo do mining mudou e bem nos últimos meses, primeiramente consequência da desvalorização de muitas das criptomoedas mais populares, e depois, devido à passagem do algoritmo Ethereum de um molde PoW (Proof-of-Work) para um molde PoS (Proof-of-Stake), o que segundo muito boa gente, veio matar o mining via placas gráficas.
Isto é verdade? Não! As coisas não são assim tão simples.
Ethereum mudou! Mining com placas gráficas morto? (Não!)
Portanto, é agora expectável que as novas placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 40 (Ada Lovelace) e AMD Radeon RX 7000 (RDNA3) não voem diretamente para as mãos dos muitos mineradores de criptomoedas espalhados por esse mundo fora. Porquê? Porque o algoritmo mais popular, e mais lucrativo, mudou a forma como funciona, graças ao ‘The Merge‘.
No entanto, isto não significa que o fenómeno do mining via placas gráficas tenha desaparecido para sempre. Sim, por enquanto, podemos estar descansados, e confiar que os preços não vão voltar a subir de forma louca, ou que as placas vão voar das prateleiras.
No entanto, é preciso salientar que existem centenas de algoritmos para mineração de moedas, capazes de aproveitar o potencial das placas gráficas da NVIDIA e da AMD, ou quem sabe, ate da Intel. Nenhum é tão grande quanto o Ethereum, em termos de capitalização de mercado. Mas… Isso é verdade agora, em 2022. Não quer dizer que seja essa a realidade em 2023, ou 2024. Aliás, até existe um algoritmo denominado de Ethereum Classic, que serve exatamente para ir buscar a fama e potencial de lucro da versão original.
O mundo das criptomoedas é extremamente dinâmico e versátil. Por isso, o que é verdade hoje, pode deixar de ser daqui a um mês ou dois, como podemos ver pela valorização da Dogecoin, pelas 3 ou 4 bocas que Elon Musk mandou nas redes sociais.
Em suma, por enquanto, podemos estar descansados, e esperar uma geração de placas gráficas mais ou menos ‘normal’. Esperemos é que a NVIDIA e AMD não exagerem no preço do hardware.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!