Memória DDR5 ao preço da DDR4 já no próximo ano

Ainda se lembra da chegada da memória DDR5 ao mundo dos computadores? Chegou caríssima, e com um nível de performance que verdade seja dita… Era uma desilusão. Mas as coisas estão a mudar!

A performance está a subir, com vários kits já extremamente interessantes nas prateleiras, e pelos vistos, com o normalizar da produção, os preços também já começaram a cair a pique.

Aliás, é algo que já podemos ver nas lojas de referência, com alguns kits de 32GB já bastante apelativos para o mais comum dos consumidores. Contudo, é algo que deverá melhorar um pouco mais em 2023.

Memória DDR5 ao preço da DDR4 já no próximo ano

Os preços da memória RAM DDR5 vão cair a bom cair até ao final do ano! Uma tendência que deve continuar no primeiro semestre de 2023. Aliás, é expectável que a memória DDR5 entre no sweet spot a meio do próximo ano, ou seja, vamos chegar a uma paridade de preço comparativamente à atual memória DDR4.

Para ter noção da queda, a memória DDR5 caiu 20% apenas e só em Julho, com expetativas ainda maiores até ao fim do ano. O que faz todo o sentido, se tivermos em conta os preços completamente descabidos de lançamento, em que chegámos a ver kits de 16GB muito perto dos 900€.

Entretanto, nesta altura do campeonato, já é possível meter as mãos num kit de memória DDR5 com 32GB de capacidade, por mais ou menos 200€. Uma excelente notícia, tal é a proximidade da chegada de novos processadores, e novas motherboards, ao mercado.

Afinal de contas, tanto a Intel como a AMD estão a apostar forte e feio nos novos padrões do mundo da tecnologia, onde temos de destacar a memória DDR5. Contudo, não se deixe enganar! Os novos processadores gostam de kits com grandes frequências (6000MHz para cima!), e esses ainda estão um pouco caros.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também