Com a pandemia de COVID-19 a fazer das suas entre 2019 e 2022, vimos um aumento simplesmente incrível na procura por computadores, nomeadamente portáteis, o que claro está, englobou os famosos Chromebooks, que por sua vez eram baratos, simples, mas ainda assim extremamente competentes na área da produtividade.
As vendas aumentaram de uma forma simplesmente incrível, e durante algum tempo, a própria Google percebeu que tinha aqui uma oportunidade de ouro, se conseguisse fornecer muitos e bons aparelhos deste tipo, às muitas escolas espalhadas por todas as regiões do globo.
Ao fim ao cabo, se as crianças tivessem o seu primeiro impacto com o ChromeOS, em vez do Windows da Microsoft. Todo o paradigma que rege o mundo dos computadores poderia mudar!
No entanto, com o desaparecimento do COVID-19, e regresso à normalidade, o Chromebook também parece ter caído no esquecimento. Por isso, ao que tudo indica, até a própria Google decidiu cancelar um dos seus projetos mais interessantes para o ano de 2023.
Google cancelou o seu Pixelbook! Chromebook a ‘morrer’?
Portanto, parece que a Google está a cortar alguma gordura, e como tal, a equipa responsável pelo próximo Pixelbook é a primeira a ser dissolvida. (Foram postos noutros projetos).
Isto significa que o Pixelbook que deveria ser lançado em 2023 já não vai ser uma realidade. Aliás, sem equipa, e por isso, sem desenvolvimento, isto pode muito bem ser o fim da gama de produtos.
Segundo a Google, tudo se deve a fatores externos!
Segundo Sundar Pichai, CEO da Google, a gigante do software e hardware tem de fazer algumas escolhas difíceis, devido ao estado atual do mercado.
Será o fim do Pixelbook?
O primeiro Pixelbook foi lançado em 2017, e na altura, foi capaz de separar o trigo do joio, ao oferecer um novo tipo de experiência, que os restantes Chromebooks não eram capazes de meter em cima da mesa.
A ideia era criar um produto capaz de rivalizar com o iPad, e também com o MacBook, a um preço extremamente mais baixo. No entanto, apesar de alguns vislumbres de sucesso, as coisas nunca chegaram a esse ponto. Muito provavelmente devido ao seu preço…
Este cancelamento acaba por ser uma pena, visto que a Google parece muito focada no desenvolvimento dos seus próprios processadores, numa parceria muito interessante com a Samsung. O Pixelbook de 2023 poderia ser o início de algo muito bonito.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!