Nem todos os SSDs PCie 5.0 são iguais!

Temos uma nova geração de componentes a chegar ao mundo dos computadores, onde claro está, no meio de novos processadores, motherboards, e até placas gráficas, temos de salientar um pouco a chegada de novos SSDs PCIe 5.0! Desta vez com um potencial para chegar a uma incrível velocidade de leitura e escrita de 14 GB/s.

Tudo muito bonito, mas da mesma forma que os primeiros SSDs PCIe 4.0 também não chegaram logo capazes de demonstrar todo o seu potencial, o mesmo deverá acontecer com os novos SSD PCIe 5.0.

Nem todos os SSDs PCie 5.0 são iguais!

ssd, ssds

Portanto, tudo indica que a primeira remessa de SSDs PCIe 5.0 vão ser baseados no controlador de memória Phison PS5026-E26, com 8 canais, cada um deles a ser capaz de oferecer velocidades NAND de 2400MT/s.

Isto, segundo a própria Phison, significa velocidades máximas teóricas de escrita à volta dos 13 GB/s, e de leitura à volta dos 12 GB/s. No campo dos IOPS, temos 1.5 milhões no campo da leitura, e 2 milhões no lado da escrita.

Isto é tudo muito bonito não é? Logo 13 GB/s no início do ciclo de vida da tecnologia? Pois… Nem todos os SSDs baseados neste controlador vão ser iguais!

Como já noticiámos várias vezes, é expectável que os primeiros SSDs não ultrapassem os 10GB/s de velocidade de leitura, e de escrita. A razão é muito simples… Apesar da velocidade do padrão, e até do controlador, a atual memória NAND não é capaz de lidar com esse tipo de performance.

Além disso, nem todas as fabricantes de SSDs têm o mesmo fornecedor de chips de memória, ou estão dispostas a pagar pela tecnologia mais avançada, e mais cara. Aliás, caso não saiba, até mesmo a mais recente memória NAND Flash da Micron, com 232 camadas, apenas deverá ser capaz de oferecer 12.4 GB/s. (A grande maioria das drives de início de geração ainda usam chips NAND 3D de 176 camadas.)

Isto significa o quê?

Se quer velocidade a sério, vai ser boa ideia ignorar os primeiros SSDs PCIe 5.0. Até porque a coisa vai ser tudo menos barata.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também