Por vezes, no mundo da tecnologia, é impossível não ficar confuso com as muitas gamas de produtos, e nomes que as fabricantes vão escolhendo para a identificação de grande parte dos seus lançamentos mais recentes.
Aliás, por vezes, algumas marcas, optam pela utilização de nomes obviamente confusos de forma completamente propositada, para vender gato por lebre. Como é o exemplo das placas gráficas GTX 1060, que chegaram em duas versões, com níveis de performance bastante diferentes. (Uma estratégia, que pelos vistos, a NVIDIA vai repetir com as RTX 4080 e RTX 4070! – Link)
Pois bem, desta vez é a Intel a querer ‘enganar’ os consumidores, com uma nomenclatura que não faz muito sentido, comparativamente à restante gama lançada. Cuidado!
Intel está pronta a criar confusão na gama média!
Portanto, caso não se lembre, os Core i5 não-K da gama Core 12000 ofereciam um nível de performance diferente face às mais caras versões K e KF. Isto porque, entre outras diferenças, em vez de 10 núcleos no total (6P + 4E), contava apenas com 6 núcleos ‘P’.
Pois bem, em vez de anular esta diferença na nova geração, a Intel vai criar ainda mais confusão! Isto, ao lançar um i5-13600 que é na verdade um i5-12600K com outro nome.
Sim, o novo processador de gama média vai ter 10 núcleos físicos, o que é uma melhoria face ao passado… Mas, vão ser todos baseados na arquitetura que deu vida à gama Core 12000. Uma desilusão, visto que em 2022, o novo i5-13600K vai trazer 14 núcleos físicos em vez de 10, com uma duplicação dos núcleos focados nas eficiência energética (4->8).
Ou seja, vamos ter uma diferença de performance maior, comparativamente ao que aconteceu no ano passado.
Para tentar explicar a coisa de forma muito resumida, o novo i5-13600 é um i5-12600K, limitado a nível energético, e com o multiplicador bloqueado. Ou seja, é um i5-12600K, pior, e provavelmente mais caro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Farto destas confusões sem qualquer sentido?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!