A Samsung vai finalmente dar descanso ao Galaxy Note 9 que chegou ao fim mas isto não significa que não continue a ser um grande smartphone. De facto, é e continua a estar aí para as curvas. O problema é que a partir de hoje este dispositivo deixou de receber atualizações de software. A empresa sul-coreana divulgou ontem o patch de segurança de setembro de 2022 e alguns pormenores. No seu site, lista dispositivos que está a suportar ativamente e apesar de ter adicionado equipamentos mais recentes como o Galaxy Z Flip 4 e o Galaxy Z Fold 4, também removeu o Galaxy Note 9.
Galaxy Note 9 chegou ao fim mas é um grande smartphone
Isto significa que a Samsung nem sequer vai lançar atualizações de segurança para o Galaxy Note 9. O smartphone foi lançado há quatro anos, em agosto de 2018, com o Android 8.1 Oreo. Recebeu a atualização do Android 9 em 2019 e a atualização One UI 2.5 baseada no Android 10 em 2020. Mais tarde, este dispositivo continuou a receber atualizações de segurança uma vez por trimestre.
A empresa sul-coreana também despromoveu a gama Galaxy Note 10 para atualizações trimestrais. O Galaxy Note 10 e o Galaxy Note 10+ costumavam receber atualizações mensais de segurança. No entanto, agora só vão chegar uma vez a cada trimestre. Estes equipamentos foram lançados em agosto de 2019 com o Android 9.
Entretanto a gama Galaxy Note 10 recebeu a atualização do Android 10 no início de 2020, a atualização One UI 3 baseada no Android 11 no início de 2021. Também teve direito à atualização One UI 4 baseada no Android 12 no início deste ano. No entanto, não vai receber a atualização do Android 13.
Assim não é possível colocar mais nenhum Android recente no Note 9?
Há duas repostas diferentes. Não é possível da forma tradicional. Ainda assim é possível utilizando métodos alternativos.
Por exemplo através de ROMs alternativas como podemos encontrar aqui no site XDA-Developers até é possível instalar o Android 12. Eventualmente vai acontecer o mesmo com o 13 também.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!