(Análise) Samsung Galaxy Watch5 Pro: Até há bem pouco tempo, o mundo dos relógios inteligentes Android era uma complicação, e na verdade, uma desilusão.
Afinal de contas, enquanto a Apple prosperava com o seu Watch, que vai entrar agora na sua oitava geração, a Google tinha várias pequenas guerras com as fabricantes do seu ecossistema, que por várias razões, acabaram, na sua grande maioria, por decidir desistir do Wear OS para apostar em soluções próprias, mais à sua medida, e claro, mais dentro do seu controlo.
Mas calma! Tudo mudou em 2021, e pelos vistos continua a mudar em 2022!
Felizmente, muito graças à Samsung e à sua gama de relógios inteligentes Galaxy Watch, temos uma nova vida Android nos pulsos dos consumidores.
A gama Galaxy Watch5 é uma continuação de uma história de sucesso que… Começou com o Galaxy Watch4!
Afinal de contas, foi a partir dos Galaxy Watch4 do ano passado, que finalmente vimos um abandono ao Tizen OS, para voltar a ver uma aposta num novo e renovado Wear OS, desenvolvido lado-a-lado com a Google.
Uma aposta que começa a mostrar os seus frutos, graças a uma grande adoção por parte do público.
Uma adoção que apenas deverá aumentar em 2022 e em 2023, graças a uma nova estratégia da Samsung. Ao fim ao cabo, o Galaxy Watch4 não vai desaparecer para dar o seu lugar aos novos 5. Em vez disso, a Samsung vai continuar a comercializar todas as versões, para chegar a todos os pulsos, até aqueles que por vezes descansam em bolsos menos fundos.
Como já deve ter percebido, ainda não comecei a falar de forma mais específica dos novos Galaxy Watch 5, mais concretamente do modelo Pro. Sabe porquê? Porque no fundo, não mudou grande coisa.
Muito resumidamente, o que já era bom ficou melhor. No entanto, não é a nível de performance que vamos ficar a ganhar com o novo Pro. O que realmente muda, e é obviamente o grande objetivo da Samsung com este lançamento, é mesmo o ‘feeling’ de ter algo de qualidade absurda no pulso.
(Análise) Samsung Galaxy Watch 5 Pro: O melhor no lado Android
Portanto, eu percebo que possa parecer estranho dizer que é o melhor, mas ao mesmo tempo achar que pouco ou nada mudou. Porque na realidade, é mesmo estranho e difícil de explicar.
A verdade, é que a nível de hardware, e até de software, os novos Galaxy Watch 5 não são mais que uma pequena atualização face aos já por si extremamente interessantes Galaxy Watch 4.
O SoC é exatamente o mesmo, a quantidade de memória também, e até as funcionalidades base não mudaram nada por aí além, além de alguns extra, que podem, ou não, ser úteis para o consumidor ‘comum’.
É assim, uma atualização bem ao estilo daquilo que a Samsung anda a fazer nos seus smartphones, diga-se de passagem, com muito sucesso!
Isto significa o quê? De forma muito simples, a Samsung anda a optar por não reinventar nada, ao apenas melhorar alguns pontos do produto, que face ao feedback dos utilizadores, acha serem críticos.
Então… O Galaxy Watch 5 Pro vale a pena?
A versão Pro do Galaxy Watch5 é muito curiosa, porque apesar de também seguir a filosofia acima mencionada, tenta ao mesmo tempo, quebrar algumas ideias pré-concebidas dentro do ecossistema de relógios Galaxy Watch, isto enquanto também tenta chegar a num novo nível ultra premium no mundo dos relógios inteligentes.
O que muda? Na prática, podemos resumir a coisa ao dizer que a sua qualidade de construção é superior, com o relógio a ser agora baseado em materiais de maior qualidade, o que por sua vez, faz com que seja um relógio capaz de ir contra tudo e contra todos, sem grandes problemas no campo da durabilidade.
Temos também uma maior autonomia da bateria, graças uma célula maior no interior do aparelho, que também o torna um pouco mais grosso. Além disto, claro, temos provavelmente a diferença mais importante no meio de tudo isto, a remoção da margem física rotativa, para um outro tipo de margem agora virtual. (Sim, a interface rotativa continua a existir, mas agora é touch em vez de física).
Fora tudo isto, temos ainda algumas diferenças na colocação (e qualidade) dos sensores no pulso, para uma melhor leitura dos dados biométricos, e um maior conforto na utilização do dia-a-dia.
Parece pouco, no entanto, a verdade é que assim que meti o Galaxy Watch5 Pro no pulso, fiquei imediatamente rendido!
Porquê? Porque parece que deixou de ser um brinquedo, para ser um relógio capaz de chamar a atenção de qualquer pessoa, ao mesmo tempo que pode ser levado para qualquer lado.
Sim, o facto da margem rotativa já não fazer parte do ‘pacote’ irrita um pouco, especialmente no início. Contudo, à medida que utiliza o produto, deixa de ser uma preocupação. Porque o relógio compensa essa omissão com qualidade pura e dura.
Quer treinar forte e feio no ginásio com o Watch5 Pro no pulso? Sem problema! Quer fazer uma qualquer prova outdoor, no meio da chuva e lama? Vai sair de lá com um relógio sem riscos. É absolutamente incrível!
Este Watch5 Pro levou com pesos em cima, bateu contra portas, paredes, chão, etc… E continua impecável, sem um único risco. Aliás, acho que falta um pedaço de madeira na porta do meu escritório, graças à robustez deste novo menino topo de gama da gigante Sul Coreana Samsung.
No campo da monitorização na prática desportiva, o Galaxy Watch5 Pro também provou ser igualmente bom, ou melhor que as anteriores gerações, na medição da qualidade do treino. Óbvio que continuam a existir problemas de leitura com a pele suada, ou pulsos mais finos, mas isso é verdade para todo e qualquer relógio do mercado.
A gama de relógios Samsung Galaxy Watch continua a ser uma das melhores alternativas, se quer um companheiro de treino de qualidade.
Conclusão
A gama Galaxy Watch5 é a melhor opção se porventura quiser um relógio inteligente no lado da barricada Android. Onde claro está, o Galaxy Watch5 Pro reina no topo da montanha.
No entanto, com um preço ainda mais alto face ao ano passado (419€~519€), é complicado justificar a sua compra, quando consegue meter as mãos num pacote muito similar, a um preço mais baixo, se optar pelos Classic do ano passado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!