OPPO está a perder o mercado Português para a Xiaomi

Os resultados relativos ao segundo trimestre de 2022 já estão cá fora, e por isso mesmo, podemos tirar algumas conclusões relativamente ao que anda a acontecer no mundo dos smartphones nos últimos meses.

É uma altura muito curioso do ano, onde podemos finalmente perceber que impacto tiveram os primeiros lançamentos de 2022, e claro, qual é o rumo das fabricantes de referência para o resto do ano, e início de 2023. É também um resultado que reflete quem realmente está a conseguir com as dificuldades deste primeiro ano mais ‘normal’, apesar de todas as condicionantes que a guerra na Ucrânia trouxe para cima da mesa.

Pois bem, tanto a nível mundial, como a nível mais regional, a Xiaomi e Samsung continuam super fortes, isto enquanto a Oppo parece estar a perder muita da sua força. Especialmente em Portugal, onde a Oppo parece estar em queda livre.

A OPPO está a perder o mercado Português. Porquê?

Portanto, antes de mais nada, é necessário olhar para os resultados mundiais, e posteriormente para os resultados regionais, mais concretamente do nosso mercado Nacional.

Primeiramente, os mundiais:

Como deve imaginar, é ainda preciso ter em conta que a crise de chips continua a ter um forte impacto nos resultados de 2022. Sim, o pior já passou, mas continuam a existir dificuldades de produção, naquilo que é um fenómeno que se deverá manter até pelo menos 2023.

É algo que afeta mais algumas mercas que outras, como podemos ver pela performance da Samsung e da Apple, comparativamente às muitas rivais Chinesas, especialmente a Xiaomi, Vivo e Oppo.

Ainda assim, é fácil perceber que o top 3 no mundo dos smartphones, em termos de volume, continua a ser Samsung, Apple e Xiaomi.

Como está tudo em Portugal?

O Top 5 em Portugal é atualmente dividido pela Samsung (39.6%) na primeira posição, Xiaomi (30.8%) na segunda posição, Apple (15%) em terceiro, TCL em quarto (5.5%), e finalmente a Oppo (4.8%) na quinta e última posição do top.

Dito isto, enquanto a Samsung parece estar mais ou menos estável na sua posição de domínio do mundo dos smartphones em Portugal… A Oppo parece estar a perder muita da sua força para a rival Xiaomi.

Ao fim ao cabo, a quota de mercado da Oppo tem vindo a cair a pique nos últimos 4~5 trimestres! Uma situação estranha, depois daquilo que foi um início de atividade em Portugal extremamente interessante.

Ao fim ao cabo, a Oppo passou de uns muito interessantes 11.6% no segundo trimestre de 2021, para agora, passado um ano, estar nuns míseros 4.8%. Neste momento, a Oppo está atrás da TCL, que nem sequer tem uma gama de aparelhos ‘flagship’ definida no mercado Nacional, e apesar de ter muita qualidade, está longe de ser uma fabricante de referência para o mais comum do consumidor Português.

Curiosamente, no outro lado da moeda, no mesmo espaço de tempo, a Xiaomi subiu de 27.2% para 30.8%! O que pelos vistos muito se deve ao sucesso da gama de aparelhos Redmi Note 11, e também aos topo de gama Xiaomi 12.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Oppo cometeu erros em 2021 e 2022? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também