Windows Defender acusou novo vĂ­rus no seu PC? Calma

HĂ¡ utilizadores muito assustados com o facto do Windows Defender ter começado a assinalar vĂ­rus no computador. De facto, estĂ£o a trabalhar ou a jogar quando do nada surge um aviso acerca do Win32/Hive.ZY ainda por cima relacionado com o Chrome, Edge, WhatsApp, Spotify ou outras apps importantes. O pior de tudo Ă© que mesmo que a ameaça seja bloqueada voltamos a receber o aviso. No entanto nĂ£o entre em pĂ¢nico, atĂ© porque lhe vamos explicar o que se estĂ¡ a passar.

Windows Defender acusou novo vĂ­rus no seu PC? Calma

Do nada o Windows Defender da Microsoft começou a mostrar mĂºltiplas ameaças a surgirem em Computadores Windows. De facto e como referi acima mesmo quando bloqueada, a ameaça Behavior:Win32/Hive.ZY reaparece e confirma “O Microsoft Defender AntivĂ­rus encontrou ameaças”.

windows, defender

Embora a ameaça seja apresentada no Windows Defender como “severa”, Ă© de facto um falso positivo. E pouco depois do problema aparecer, a Microsoft lançou uma atualizaĂ§Ă£o de de segurança que impede que os alertas apareçam. No entanto, em alguns computadores o problema persiste. No entanto, vamos ajudar a resolver.

Existem algumas aplicações que sĂ£o detetadas como perigosas devido a isto. Assim temos na lista o Google Chrome e Chromium Edge, alĂ©m de aplicações como o WhatsApp, Discord e Spotify.

Por exemplo, se abrir uma nova janela do Chrome a ameaça aparece no canto inferior direito do seu portĂ¡til ou PC Windows.

Se selecionar Remover vai notar que da prĂ³xima vez que abrir uma das aplicações afetadas, a ameaça surge novamente.

Como resolver o problema?

Para se ver livre disto tem mesmo de forçar os updates.

Na pesquisa do Windows comece a escrever Segurança. Do lado direito clique em abrir.

Windows Defender vĂ­rus, Windows Defender vĂ­rus

Depois clique em ProteĂ§Ă£o contra vĂ­rus e ameaças

Agora na nova janela clique em atualizações de proteĂ§Ă£o e logo a seguir Procurar atualizações.

Depois do Defender estar devidamente atualizado o problema deve desaparecer.

Se por algum motivo nĂ£o conseguir tambĂ©m pode seguir esta ligaĂ§Ă£o.

Ao seguir a Leak no Google NotĂ­cias estĂ¡ a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemĂ³veis, tablets e gadgets.

Leia também