O Airbnb é provavelmente a primeira opção para muitas pessoas que estão à procura de alojamento numa nova cidade. De facto isto faz todo o sentido. É que podemos, com facilidade, encontrar um apartamento à nossa medida, em muitos casos por uma fração do custo de um hotel. No entanto, é preciso termos algum cuidado. Isto porque há semelhante do que acontece com muitas plataformas na Internet, esta também não escapa às mãos dos utilizadores mais criativos. Assim deve ter sempre cuidado e avaliar se o Airbnb que alugou ou vai alugar não é apenas um esquema. No entanto não se preocupe que lhe vamos dizer como detectar.
O Airbnb que alugou é um esquema? Veja como detetar!
De facto, quando se trata de alugar um Airbnb há vários elementos que podem servir como um sinal de alerta e é mesmo a isso que temos de estar atentos.
Pedem-nos dinheiro por fora do Airbnb
Quando mostra o seu interesse numa reserva, a Airbnb remete o pedido para o anfitrião, que depois aceita ou recusa a reserva no prazo de 24 horas. Lembro que o Airbnb não cobra reservas.
Entretanto o anfitrião pode recusar a sua reserva por várias razões, o que pode ser estranho para algumas pessoas. Especialmente quando temos boa reputação e não temos nada que leve a outra pessoa a ficar com o pé atrás. No entanto, as coisas tornam-se suspeitas quando um anfitrião envia uma mensagem ou e-mail a pedir desculpa pela rejeição e a perguntar se ainda está interessado na propriedade e está disposto a reservar fora da app.
Reservar e pagar pela propriedade fora do Airbnb coloca-o fora da alçada da empresa. Não pode iniciar um reembolso ou contestar fraude. É por esse motivo que tem mesmo de fazer tudo pelo Airbnb.
Queixas de esquema por parte de outros utilizadores
As queixas sobre esquemas fraudulentos tornam-se recorrentes em alguns casos e é óbvio que temos de evitar estas ofertas. Isto por muito bom que pareça o negócio. Em regra geral, recomendamos passar por todas as avaliações para ler sobre as experiências de outros hóspedes.
De facto as avaliações são mesmo importantes. A forma como o sistema de revisão Airbnb funciona significa que os anfitriões não podem remover as avaliações dos hóspedes. Só o Airbnb é que faz isto. A empresa só removerá comentários se os anfitriões puderem provar que os seus hóspedes violaram a política de conteúdos da empresa. Mesmo assim, um funcionário da Airbnb vai avaliar a revisão em questão antes de a empresa tomar medidas.
Uma das formas de os burlões tentarem ocultar críticas negativas é acumular críticas falsas positivas dentro da janela de 14 dias que a Airbnb dá antes de publicar avaliações pendentes. É uma técnica comum usada em serviços de retalho também. Assim verifique o máximo de comentários possível antes de pagar uma reserva.
Algo nas fotos parece estranho
Já reparou que algumas imagens têm muito pouca qualidade? Isto deve-se ao facto de em alguns casos terem saído de outras propriedades.
Por isso, se algo parecer estranho, especialmente sobre a qualidade da imagem, confie no seu instinto. Se sentir algo suspeito pode utilizar a pesquisa inversa da Google para ver se corresponde a outra propriedade que não tem nada a ver com aquela que viu.
De facto a pesquisa inversa na Google pode ajudar muito.
Encontrar mais informações sobre as imagens que estão no smartphone
Para esse efeito terá também de abrir o endereço images.google.pt.
Depois clique nos três pontos e escolha entretanto a opção pedir site para computador.
Agora o Google Imagens vai aparecer como se estivesse no seu PC. Entretanto na barra de pesquisa vê o símbolo de uma máquina fotográfica.
Clique lá e depois aceda ao separador Carregar Imagem. A seguir é só escolher ficheiro.
Aí pode surgir a opção que diz pretende permitir que a aplicação Chrome tire fotos e grave vídeo? É só carregar em permitir. Depois é so indicar onde se encontra a foto. Aí a imagem será carregada e a Google vai procurar por mais informações e imagens semelhantes.
Pesquisa de imagens no computador
Na prática é como fizemos acima. Assim tudo o que tem a fazer é aceder ao endereço images.google.pt. Depois é so carregar no símbolo da câmara e escolher a opção carregar uma imagem. Logo a seguir indique o sítio onde ela se encontra no seu computador.
Entretanto também pode arrastar a imagem do seu computador diretamente para a área de pesquisa.
Como vê é simples utilizar o Google e mais concretamente as imagens para obtermos informações adicionais acerca das fotos.
Um e-mail aleatório a pedir informações
O seu anfitrião no Airbnb a pedir que partilhe uma identificação válida é bastante normal, especialmente se estiver num país estrangeiro. A principal razão é confirmar a sua identidade devidos às leis de aluguer.
No entanto, se receber um texto aleatório ou um e-mail a solicitar que forneça um ID para confirmar a sua reserva, muito cuidado! É provável que a mensagem seja uma tentativa de phishing para roubar a sua identidade. Em vez disso, contacte o anfitrião para confirmar se solicitaram a identificação e por que razões.
Evite mesmo os esquemas no Airbnb
O Airbnb tem um sistema de reservas que protege os anfitriões e hóspedes de fraudes de pagamento e de reservas. No entanto, mais vale estarmos atentos do que estarmos a passar pela experiência de lutar pela restituição. Seja como for os esquemas acima mencionados são os mais comuns e pode evitá-los! Com um pouco de atenção no Airbnb não vai cair em nenhum esquema!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!