USB 4.0 versão 2.0 significa… Revolução!

Ouvir falar de um cabo USB, ou porta USB, já é algo que nos persegue há muitos e bons anos, com uma boa razão para isso… Afinal de contas, é um padrão que tem sido capaz de evoluir ao longo dos tempos, e pelos vistos, já não falta muito para ser a solução para tudo, ou quase tudo, que requer passagem de informação de um ponto A, para um ponto B.

Tudo graças à sua mais recente versão, que permite ao padrão USB ser agora capaz de passar um máximo de 80GB por segundo de informação, a partir de um único cabo.

USB 4.0 versão 2.0 significa… Revolução!

Portanto, antes de mais nada, é preciso salientar que estamos a falar da versão 2.0 do padrão USB 4.0, e não do velho padrão USB 2.0 que apenas consegue oferecer cerca de 480 Mbps, tendo sido lançado há mais de 20 anos.

Estamos a falar de uma nova especificação, aparentemente extremamente significativa. Que pode mesmo vir a mudar a forma como o jogo é jogado no mundo dos computadores. Ao fim ao cabo, a nova especificação USB é capaz de ultrapassar as capacidades dos padrões Thunderbolt e USB 4 1.0, em quase o dobro. (No entanto, para atingir a velocidade máxima, é obrigatório usar cabos até 1 metro de comprimento.)

É uma atualização que abre várias portas para o padrão, especialmente no campo da imagem. Assim, vamos ver mais monitores e TVs a adoptar a conectivdade USB, em vez das tradicionais entradas HDMI ou DisplayPort. Além de tudo isto, vai também ser possível ver carregamentos ainda mais poderosos e rápidos, com a possibilidade de chegar aos 240W.

Em suma, finalmente, o USB parece estar pronto a reinar o mercado tecnológico. Um cabo para mandar nisto tudo!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também