Galaxy Z Flip 4 vs. Fold 4: qual é a melhor opção?

O Galaxy Z Flip 4 e o Fold 4 são as mais recentes novidades da família de dobráveis da Samsung e parecem resolver muitos problemas que anteriormente encontrávamos neste tipo de equipamentos. A resistência, por exemplo, é um dos pontos a que a Samsung deu muita atenção. Dito isto, vamos ajudá-lo a escolher entre os dois equipamentos neste Galaxy Z Flip 4 vs. Fold 4 que são sem dúvida grandes apostas da gigante coreana.

Galaxy Z Flip 4 vs. Fold 4: qual é a melhor opção?

As vantagens do Galaxy Z Flip 4

O Galaxy Z Flip 4 é muito mais barato do que o Fold 4. Entretanto e apesar de ser ligeiramente mais alto do que os smartphones Android tradicionais, apresenta um design mais comum. Isto graças ao ecrã de 6.7 polegadas.

flip4, flip, samsung, Flip 4 vs Fold

Entretanto as molduras do Z Flip 4 são ligeiramente mais finas do que o antecessor, proporcionando uma relação ecrã-corpo de 85,4%. Entretanto o visor principal abriga uma câmara frontal de 10MP f/2.4 que pode filmar vídeo em 4K a 60fps.

Quando fechado, pode usar o ecrã exterior de 1,9 polegadas para ler rapidamente notificações, ver o tempo, mudar de música e muito mais. No exterior encontramos dois sensores de câmara: uma principal de 12MP f/1.8 com estabilização ótica de imagem e uma ultra-angular de 12MP f/2.2.

Flip 4 vs Fold

O Flip 4 não tem uma lente telefoto tal como o antecessor, o Z Flip 3. É realmente pena dado o preço. No entanto, o dispositivo tem uma bateria maior. 3700mAh que suporta carregamento com fios de 25W e sem fios de 15W.

As vantagens do Galaxy Z Fold 4

Enquanto o Flip 4 é algo que parece apontar para um público mais jovem tendo em conta o design, o Fold 4 é uma grande aposta para a produtividade. Pode utilizar o grande ecrã principal de 7.6 polegadas para executar três aplicações ao mesmo tempo no modo de ecrã dividido e utilizar a nova funcionalidade da barra de tarefas que imita a barra de tarefas nos portáteis do Windows para abrir rapidamente as aplicações.

Flip 4 vs Fold

Entretanto temos uma impressionante relação ecrã-corpo de 90,9%. Com um ecrã deste tamanho, podemos aproveitar ao máximo a S-Pen que também ajuda a aumentar a produtividade.

E por falarmos em ecrã a Samsung afirma que a câmara escondida de 4MP f/1.8 de segunda geração recebeu algumas melhorias notáveis.

Em alternativa, pode utilizar a câmara frontal de 10MP f/2.2.

Entretanto já que falamos em câmaras temos um sensor principal de 50MP f/1.8, outro grande angular de 12MP f/2.2 e uma lente telefoto de 10MP f/2.4. Ou seja encontramos cinco câmaras neste smartphone.

A capacidade da bateria de 4400mAh no Fold 4 é a mesma que o antecessor, o Z Fold 3.

As semelhanças entre os dois smartphones

Logo à partida ambos os dispositivos vêm com a quarta geração de vidro ultra fino da Samsung (UTG). Apesar da tecnologia ser impressionante, os ecrãs de modelos anteriores mostraram-se extremamente delicados e riscavam-se facilmente. Agora tudo está melhor.

Entretanto os dois têm classificação IPX8 para resistência à água, mas não foram oficialmente testados para resistência ao pó. Seja como for nos testes que foram feitos pelo canal de YouTube JerryRigEverything portam-se muito bem neste campo.

Ambos os dispositivos têm um ecrã principal de taxa de atualização de 120Hz; o ecrã de capa do Fold 4 também é de 120Hz, mas a Samsung não revelou a taxa de atualização do ecrã de capa do Flip 4.

Ambos os dispositivos estão protegidos pelo vidro Gorilla Glass Victus+ na parte traseira. São alimentados pelo mais recente chip Snapdragon 8+ Gen 1, que é mais potente e eficiente do que o seu antecessor. Têm também armazenamento rápido UFS 3.1, mas o Z Fold 4 pode ser expandido até 1TB.

Galaxy Z Flip 4 vs. Fold 4: Qual comprar?

Sinceramente com o Z Flip 4 consegue uma melhor relação entre qualidade/preço. Para além disso custa menos a habituar. Tem uma relação de aspeto mais convencional e não custa tanto para reparar o ecrã delicado no caso de ocorrer alguma surpresa. O Z Fold 4 só vale a pena se estiver a planear apostar muito nas capacidades multi-tarefa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também