Como já deve ter percebido, as exigências no campo do consumo, no mundo dos computadores, estão a chegar a níveis nunca antes vistos!
Especialmente agora que se começa a olhar para o lançamento de novas placas gráficas, novos processadores, novos kits de memória RAM, e claro, novos SSDs. O grande aumento dos consumos está, obviamente, mais no campo das placas gráficas, mas a verdade é que a tendência tem sido de aumento, em tudo o que é componentes nas gamas mais altas deste sempre curioso ecossistema.
É exatamente por isso, que após vários anos de estagnação, estamos finalmente a ver mexidas nas especificações padrão que dão vida às fontes de alimentação. É preciso mais energia, é preciso mais eficiência, mas acima de tudo, é preciso saber lidar com os picos de consumo de componentes chave, como é o CPU ou a Placa Gráfica.
No entanto, algumas fabricantes parecem ter algum espaço para fugir a algumas das melhorias. Por isso, é preciso ter muita atenção na compra de uma fonte, afinal de contas, é aqui que todos os componentes mais caros do seu PC, vão buscar energia.
Cuidado com as novas fontes de alimentação!
Portanto, com o recente aumento do consumo das placas gráficas mais poderosas, como é o caso dos modelos já referidos, é possível encontrar alguns fenómenos conhecidos como ‘Excursões’. O que significa isto? Acontece quando, de forma momentânea, o consumo do componente ultrapassar aquilo que o conector (ou conectores) é capaz de oferecer.
O resultado de tudo isto é a máquina ir abaixo, o que por sua vez pode provocar corrupção do sistema, ou até problemas sérios no hardware base do computador.
Dito isto, para lidar com o novo problema, a especificação ATX 3.0 traz novas tolerâncias a este efeito. No entanto, aparentemente, também deixa a porta aberta a fugas, que algumas fabricantes poderão aproveitar para lançar produtos aparentemente de qualidade, mas com algumas poupanças pelo meio.
Por isso, se porventura está a pensar trocar de PC, de forma a aproveitar a revolução tecnológica do final de 2022, e início de 2023… É boa ideia ter muita atenção às reviews da também ela nova geração de fontes de alimentação!
É verdade que normalmente, é aqui que os consumidores tentam poupar alguns trocos. Mas também é verdade, que este é cada vez mais um dos componentes mais importantes do seu PC. Afinal de contas, qual é o interesse de ter uma placa gráfica de 2000€, se depois a fonte de 50 euritos não a aguenta, e até tem a possibilidade de a arruinar?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está a pensar investir num novo computador, ou numa atualização significativa da sua atual máquina? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!