A OPPO é uma fabricante de smartphones Chinesa, que tem inegavelmente vindo a conquistar o seu lugar entre as grandes, em solo Europeu. É uma gigante focada na qualidade, no design, e claro, no desempenho em todas as suas vertentes.
Dito tudo isto, temos agora em mãos a nova estreia desta fabricante, o OPPO Reno 8!
Uma oferta de média/alta gama que vem tentar rivalizar com os reis desta categoria, como é o exemplo dos muito bem sucedidos Samsung Galaxy A53 e Galaxy A73. É um aparelho que parece interessante no papel, especialmente no campo do processador, um MediaTek Dimensity 1300, que é obviamente um perfeito desconhecido para a grande maioria dos consumidores, mas que não desilude em nada, seja na performance propriamente dita, ou na eficiência energética.
Contudo, nem tudo é bom, sendo que é no campo das fotografias que temos muito a falar. Vamos por partes…
OPPO Reno 8 – Especificações Técnicas
- CPU: MediaTek Dimensity 1300 6nm
- Ecrã: 6.4” AMOLED, 90Hz, 430 nits e 800 nits de pico
- RAM: 8GB
- Armazenamento: 128/256 GB
- Bateria: 4500 mAh
- Câmeras: 50MP + 8MP + 2MP / Frontal: 32MP
- OS: Android 12, ColosOS 12.1
Oppo Reno 8 – Design
Como primeira impressão, desde que retirei o equipamento da caixa, notei que tenho aqui um smartphone com a qualidade de construção esperada a fabricante em causa, e para a gama de preço. Ou seja, apesar da utilização extensa de plásticos, como é o caso da sua capa traseira, acabamos com a sensação de um aparelho super fino, leve, mas ainda assim, bem construído.
Aliás, até temos um bom acabamento microscópico, que além de ajudar na pega, também disfarça as marcas deixadas pelos dedos.
Design frontal!
Temos um ecrã 6.4” AMOLED com boas margens laterais e superior, mas… em baixo, continuamos a contar com um “queixo” demasiado saliente, algo que na minha opinião, não faz sentido tendo em conta o preço do aparelho em 2022. Além disto, temos um recorte no canto superior esquerdo do ecrã para a câmera frontal de 32MP. O sensor de impressão digital também está debaixo do ecrã, funcionando muito bem.
Entretanto, nas laterais, temos o botão On/Off na direita, os botões Volume Up/Down na lateral esquerda, um microfone na parte superior, e na parte inferior temos a entrada USB Type C, microfone, a saída para o altifalante e a entrada para os cartões SIM, sem a capacidade para cartão microSD.
Para terminar no campo do design, temos a traseira do Oppo Reno 8 5G, onde existe um misto de sensações boas e más. Afinal de contas, apesar do modulo de câmeras ser já bastante saliente, temos um design que ajuda a esconder este pormenor. Contudo, apesar da protuberância, ambas as lentes principais ficam foram do módulo. Ou seja, temos duas saliências, a do módulo, e posteriormente a das câmeras. Os módulos grandes não seriam para proteger as câmeras?
É que no meu uso diário, o rebordo extra das lentes chega a incomodar em algumas ocasiões. Entre elas, posso apontar para a acumulação de sujidade, de mau apoio em cima de uma mesa, ou em caso de quedas, a lente pode mesmo ser a primeira a embater no solo. Não faz sentido.
Performance
Pois bem, no campo da performance, temos o recente MediaTek Dimensity 1300, uma escolha de processador positiva e curiosa. O resulto final é um processador que garante muita performance no dia a dia, inclusivamente em jogos teoricamente mais pesados.
Mais concretamente, na grande maioria das sessões de jogo é possível sentir que o equipamento não sobreaquece demasiado, e por isso, não perde o seu nível de performance. Contudo, se puxar a sério pela máquina, vai sentir algum sobreaquecimento a passar pela traseira de plástico rijo. Nada de extraordinário, mas importante o suficiente para ser assinalado.
Contudo, voltamos a frisar, apesar do aumento de temperatura, o OPPO Reno 8 é capaz de manter a performance sem grandes dificuldades.
Dito tudo isto, para acompanhar este SoC, temos 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento UFS 3.1. Em poucas palavras, não estamos mal servidos a nível de performance.
Ecrã
No campo do ecrã, não existe muito a acrescentar, temos um bom paínel de 6.4” AMOLED, que ‘apenas’ chega 90Hz e 430 nits de brilho, com a possibilidade de um boost até aos 800 nits de pico de brilho máximo.
Não é um ecrã brilhante, mas também não é mau. Podia ter uma taxa de atualização de frames mais aliciante, e claro, podia ter uma margem mais reduzida na parte de baixo. (A margem é o que mais me irrita neste aparelho.)
Áudio
No campo de áudio, temos boa qualidade e volume no altifalante superior para as chamadas telefónicas, isto mesmo em sítios mais barulhentos.
Ainda assim, para conteúdo multimédia, temos um único altifalante na zona inferior. Uma oferta que é capaz de garantir um nível de qualidade decente, com bastante volume, mas o foco fica nos médio e graves, com pouca separação para os agudos.
Quanto a pormenores, saiba que tem aqui o Bluetooth com capacidade aptX HD, para um áudio de maior qualidade para equipamentos móveis compatíveis. Entretanto, como já deve ter adivinhado, não existe a entrada AUX de 3.5mm, esta que… é cada vez mais rara nos smartphones atuais.
Fotografia
As câmeras é onde o novo OPPO Reno 8 5G deixou imenso a desejar.
No papel, a coisa até parece interessante, com um sensor principal de 50 MP e dois secundários ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP. O problema, é que na verdade, a terceira lente deve estar ali mais para o design ou título de “modulo triplo traseiro”.
Em poucas palavras, o sensor principal foi capaz de ótimos resultados em ambientes fáceis, ou seja, com boa luminosidade. Mas, quando as coisas complicam, é que começa o ai meu deus. Temos sempre um misto de resultados de baixa performance, em condições mais difíceis, com menos luz ou mesmo em mesmo espaços interiores com um ambiente de luz “médio”, onde o processamento de imagem deveria fazer das suas. Infelizmente, basta fazer algum zoom, para reparar que o resultado ficou (quase sempre) aquém do esperado, em várias métricas.
Aliás, já que falei do pós-processamento de imagem, a meu ver, é demasiado agressivo ao puxar imenso pelos contrastes, cores e nitidez. Para alguns consumidores, este tipo de fotografia com muito exagero à mistura, pode ser o ideal para as redes sociais. Mas a queda na qualidade de imagem é notória, e é um absoluto ponto negativo na parte da captura de imagem no Reno 8.
Veja por si mesmo algumas imagens abaixo, do OPPO Reno 8 5G:
É quase sempre fácil perceber que aproximar uma foto, ou ir à procura de algum detalhe extra, vai resultar numa “sopa de pixéis”, bem longe da qualidade inicial e às vezes até da realidade. Ainda assim, em contraproposta temos aqui uma boa câmera frontal de 32MP, bons resultados para fotos em geral, apenas com a qualidade em vídeo máxima em apenas 1080p 30 fps.
Conclusão
Em suma, o OPPO Reno 8 5G é sem sombra de dúvida um equipamento decente em quase todos os aspetos, mas não surpreende em nenhum, muito menos para o preço pedido pela fabricante. Ainda assim, o OPPO Reno 8 consegue superar o Samsung A53 na performance, ao apostar num SoC mais potente, isto já não falar da presença de um carregador super-rápido na caixa. Contudo, em comparação direta, o A53 é uma aposta muito mais segura em quase todos os aspetos, com um especial foco na qualidade de captura de imagem, em geral.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!