Google Meet acaba de ganhar função de walkie-talkie

O Google Meet é sem dúvida uma das grandes aplicações para comunicação por vídeo e não só. Entretanto e como há sempre espaço para novidades, esta aplicação está a receber um atalho que permite ativar a sua voz através de um toque na barra de espaços. Isto dá, sem dúvida, muito jeito para determinadas reuniões. É na prática a função de walkie-talkie a chegar ao Google Meet.

Google Keep acaba de ganhar função de walkie-talkie

Algumas pessoas preferem ficar caladas durante uma reunião e desativarem o mute manualmente quando têm algo a dizer. O Google Meet na versão web terá em breve a capacidade de aproveitar a barra de espaços. É uma espécie de push-to-talk. Quando queremos falar carregamos na barra. Quando queremos que as pessoas deixam de nos ouvir largamos essa tecla.

O Google diz que isto “também vai ajudar nas situações em que nos esquecemos de silenciar novamente o microfone.” Sinceramente, algo que é bastante comum. O atalho da barra de espaços vem desligado por defeito. Mas tem de ser ativado manualmente nas definições do Google Meet.

Google Meet walkie-talkie

Esta novidade já está a ser disponibilizado para todos os clientes e utilizadores do Workspace com contas pessoais da Google.

Quem ainda não recebeu deverá receber nas próximas semanas.

Lembro que a outra grande novidade, mas desta vez na versão Android, data de Julho. Na prática passou a dar aos participantes a opção de fazerem perguntas de forma anónima. As perguntas anónimas estão disponíveis por defeito, mas os anfitriões e coanfitriões podem desativá-las indo para as Atividades de Reunião > permitir perguntas em Q&A > permitir perguntas anónimas. Por outro lado, a nova opção de sondagens anónimas é desativada por defeito. Os anfitriões e coanfitriões do encontro têm uma opção para ligá-lo ao partilharem uma sondagem. Entretanto estas definições não passam de uma reunião para outra.

Google Meet novidade

Se está a pensar se anfitriões e coanfitriões serão capazes de ver o seu nome mesmo que faça perguntas ou responda às sondagens anonimamente, pode ter a certeza de que isso não acontece. A Google esclarece que a função manterá os seus dados anónimos a “outros participantes, aos anfitriões da reunião e ao seu Google Workspace Admin”. No entanto, a Google irá manter as suas respostas nas sondagens e perguntas anónimas. Ainda assim, a empresa tornará os dados anónimos ou vai eliminá-los numa fase posterior.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também