Muitas vezes não damos conta disto mas estamos totalmente dependentes das redes sem fios. É que já não é só o computador que temos em casa a ter acesso à Internet, mas sim vários dispositivos inteligentes que em alguns casos até incluem frigorífico ou máquina de de lavar. No entanto toda esta dependência tem um preço. Temos de ter a nossa rede a funcionar muito bem. É para acabar com os problemas que lhe vamos indicar as potenciais causas de lentidão na sua rede Wi-Fi.
Estas são as causas da lentidão na sua rede Wi-Fi
A primeira coisa que deverá verificar é o estado geral de toda a rede. No entanto, o melhor é não utilizar um smartphone para isto. O teste de velocidade com um smartphone não é uma forma precisa de testar a velocidade da sua ligação à Internet.
Por isso, antes de apontar o dedo ao Wi-Fi como fonte dos seus problemas, certifique-se de realizar um teste de velocidade adequado à sua ligação à Internet para excluir quaisquer problemas maiores com o seu ISP ou modem de banda larga.
Está a utilizar um router com Wi-Fi ou powerlines com Wi-Fi antigos
Ninguém gosta de gastar dinheiro de forma desnecessária e parece ridículo termos custos com algo que está a funcionar. No entanto, a realidade é que o Wi-Fi tem vindo a evoluir bastante ao longo dos anos.
De facto para aproveitar ao máximo as últimas tecnologias faz sentido trocar o router ou o equipamento Wi-Fi. Especialmente para quem tem uma TV mais recente, um smartphone ou um computador.
A localização do router
Pior do que ter um router antigo é colocá-lo num sítio que possa trazer problemas de estabilidade ou de alcance à rede Wi-Fi. Isto faz sentido.
Por exemplo, se precisarmos de ter uma sala iluminada não vamos colocar o candeeiro apenas num canto. Temos de o colocar numa posição mais central. O mesmo se passa com o router.
Ele deve estar perto das zonas de onde mais precisamos dele.
Se precisar de iluminação de tarefa brilhante na sua sala de estar, não coloque a sua luz de trabalho led de alta potência no canto da cave.
Infelizmente, na grande maioria dos casos, o router fica onde o técnico decidiu fazer a instalação. Mas, como já deve ter percebido, este mesmo técnico, normalmente, não está para otimizar a força do sinal em todas as divisões da sua casa. Na grande maioria das vezes, monta o router onde a passagem dos cabos é mais fácil.
Cabe a si perceber o melhor sítio, e se possível, mudar a instalação. Dito isto, deve escolher uma localização central, ou pelo menos, aproximar o router dos sítios mais importantes para si, como deve ser o escritório, quarto e sala de estar. Opte por sítios com poucos obstáculos.
Caso não saiba, o sinal Wi-Fi tem a tendência de espalhar de forma descendente. Por isso, quanto mais alto estiver o router, melhor! Mas não o coloque entre um armário e as paredes da sua sala. Há que dar espaço ao aparelho.
Além das paredes e mobiliário, a presença de outros aparelhos eletrónicos também pode influenciar a capacidade do sinal.
Canais muito congestionados
Há uma forma muito simples de resolver uma ligação Wi-Fi lenta. Isto desde que não seja da própria Internet. Dito isto, tudo o que tem de fazer é mudar o canal Wi-Fi. Pode aplicar esta correção nas suas ligações de 2,4GHz e 5GHz, e deverá ver um aumento imediato de velocidade em ambas as bandas e reduzir a lentidão na sua rede Wi-Fi.
O router Wi-Fi transmite o sinal em duas bandas, 2.4GHz e 5GHz. Cada banda opera numa frequência diferente, e dentro de cada banda há diferentes canais que também transmitem em frequências bastante diferentes. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.
Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.
A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.
A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.
Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.
Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.
Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.
Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz.
Por exemplo no router da Huawei que serve as ligações Vodafone e outras basta entrar no router, escolher configuração avançada. A seguir vá a opção WLAN e escolhe Rede 2.4GHz (avançada).
Aí como mostra a imagem abaixo podemos mudar de canal. Devemos escolher aquele que a app mostrou como estando menos ocupado.
Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princípio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.
Os extensores por vezes fazem mais mal do que bem
Se já teve problemas com o Wi-Fi e por estranho que pareça pode estar a ser causado pelo extensor de rede.
Apesar da sua popularidade, do ponto de vista das vendas, os extensores de Wi-Fi têm um pouco de má reputação no que diz respeito ao desempenho real da rede.
Embora possam certamente alargar o alcance quando devidamente implantados, também podem introduzir muitos congestionamentos, latência e velocidades reduzidas, o que causa lentidão na rede Wi-Fi.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!