Todos sabemos que aplicações e serviços gratuitos também têm um custo. Sim, não pagamos com dinheiro, mas estamos a pagar com os dados que as grandes empresas de tecnologia recolhem. Mas quanta informação as empresas realmente recolhem, e qual a empresa que mais recolhe? Bem, a StockApps.com tentou encontrar a resposta exatamente para esta pergunta através de um novo estudo. A Apple parece-se sair muito bem ao nível da recolha de dados.
Atenção! Apple é a empresa que recolhe menos dados!
Na sua análise, o StockApps comparou as práticas de recolha de dados de cinco grandes empresas tecnológicas: Google, Twitter, Apple, Amazon e Facebook. No entanto, o relatório não descreve o tipo de dados que recolhem. Em vez disso, decidiram mostrar apenas a informação que cada empresa recolhe. No entanto, isto pode levar a algumas conclusões precipitadas. Afinal de contas é diferente recolher a informação de algo que pesquisámos ou o que andamos a escrever no teclado. Seja como for dá-nos uma boa ideia do panorama em geral.
De acordo com a pesquisa do StockApps, a empresa que recolhe os dados mais pessoais é a Google. Nas informações incluem-se a nossa localização precisa até ao histórico do nosso navegador passando pela atividade em sites ou aplicações de terceiros.
A Google também recolhe informações sobre os e-mails nas contas de Gmail dos utilizadores.
Além disso, a empresa parece recolher mais tipos de informação sobre utilizadores individuais. O relatório vai ainda mais longe, afirmando que a gigante tecnológica mantém uma enorme quantidade de informação em vários domínios e até declara que “se forem dados, há uma forte probabilidade de a Google estar a recolhê-los”.
Agora, em defesa da Google, devemos dizer que oferece muitos serviços, por isso é normal que a empresa também precise de muito mais informações para manter estes serviços em funcionamento.
Depois seguem-se o Twitter, a Amazon e o Facebook. De acordo com o StockApps, o Twitter e o Facebook também recolhem muitos dados, mas a maioria é informação inserida pelos seus utilizadores.
De acordo com a pesquisa, a Apple parece ser a gigante tecnológica mais orientada para a privacidade. Recolhe menos dados e de facto apenas mantém os dados necessários para manter as contas dos seus utilizadores. No entanto, isto também se deve ao facto da gigante da maçã não depender de receitas publicitárias como a Google, Twitter e Facebook. Como sabemos, uma grande parte dos modelos de negócio destas empresas é precisamente publicidade direcionada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!