O que tem de saber sobre as baterias dos veículos elétricos

Os veículos eléctricos estão a vender-se muito bem. No entanto, por vezes, as pessoas não conhecem muito bem as tecnologias que estão inseridas nos veículos. Logo à partida um dos componentes principais é a bateria de iões de lítio que alimenta o motor elétrico. Mas afinal qual a duração das mesmas? De que são feitas? São seguras? Estas são algumas das questões referentes às baterias dos veículos elétricos que vamos responder já a seguir.

O que tem de saber sobre as baterias dos veículos elétricos

De que são feitas

As baterias dos veículos elétricos utilizam sobretudo a tecnologia de iões de lítio. Um erro comum em torno delas é que são feitas exclusivamente de lítio, mas não é o caso. De facto são compostas por vários outros componentes. Um dos componentes mais importantes no processo de fabrico de baterias é o cobalto. O mais curioso é que, embora as baterias sejam chamadas de iões de lítio, o cobalto é na verdade o material com o preço mais alto na produção de cátodos de baterias de iões de lítio.

baterias dos veículos elétricos

Entretanto e para além do cobalto, as baterias de iões de lítio utilizam metais como níquel e alumínio. Para além disso também contêm materiais que não são considerados metais, como grafite. A Grafite tem uma propriedade interessante porque é o único elemento não metálico na tabela periódica capaz de conduzir eletricidade. Para além disso claro que temos o lítio.

A duração das baterias

Uma das maiores preocupações está relacionada com a durabilidade da bateria. Os consumidores sabem que, quando compram um veículo convencional, podem esperar muitos anos de funcionamento, desde que façam a devida manutenção. No entanto, os consumidores olham para os veículos elétricos forma diferente. A principal razão deve-se à bateria.

baterias dos veículos elétricos

Há um equívoco comum de que uma bateria dura apenas alguns anos. Este não é o caso. Vamos olhar para a Tesla, por exemplo. Uma bateria Tesla aguentam entre 482803 e 804672 quilómetros. Ou seja, é mesmo muito!

A segurança

Muitas pessoas consideram que as baterias dos veículos elétricos são muito explosivas. Ou então que o condutor será eletrocutado enquanto conduz o carro. Claro que podem acontecer acidentes estranhos, mas os veículos elétricos são formas de transporte perfeitamente seguras. As baterias também estão protegidas. Para além disso estes veículos são amplamente testados antes de estarem disponíveis para os consumidores comprarem.

Quanto custa a substituição

Se está a pensar quanto custa substituir uma bateria, saiba que é das questões mais colocadas pelos condutores. Os preços variam muitos, mas por exemplo no caso de um Tesla, pode contar com cerca de 10 mil Euros.

As baterias podem ser recicladas?

Ainda não é propriamente barato reciclar uma destas baterias. No entanto, mesmo que não seja uma tarefa fácil, muitos recursos estão a ser investidos para tornar este processo viável e económico.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também