Google fecha conta a um Pai por fotos enviadas a pediatra

Por vezes não damos conta mas para quem tem um smartphone Android a conta Google é tudo. Se ficarmos sem acesso a ela podemos perder em segundos os nossos contactos, fotografias, emails e praticamente quase toda a nossa vida digital. E ao contrário do que se possa pensar é muito fácil ficarmos sem ela. Nem que seja por erro. É por esse motivo que é importante criarmos um backup da conta Google. É que a Google fechou a conta a um Pai devido às fotos que ele enviou para o pediatra.

Google fecha conta a um Pai por fotos enviadas a pediatra

O New York Times noticiou esta semana uma situação de um pai chamado Mark, cujo filho tinha uma condição médica que precisava de diagnóstico, e usou fotografias para comunicar com profissionais médicos.

Google fotos pediatra

O pai usou o seu smartphone Android para tirar fotografias da virilha do filho e genitais para acompanhar o tamanho e progressão de uma infeção. A situação ocorreu no início de 2021, ainda no meio da pior das pandemias. As fotos foram tiradas a pedido de uma enfermeira, para que pudessem ser examinadas antes de uma consulta por vídeo. Isto acabou por levar a uma prescrição de antibióticos que eliminou a infeção.

Qual foi o problema?

Dois dias depois de as fotos terem sido tiradas, o pai recebeu uma notificação da Google que revelava que as suas contas foram bloqueadas devido a conteúdos nocivos que constituem uma “grave violação das políticas da Google e podem ser ilegais”. A Google reconheceu o conteúdo como prejudicial usando a sua API que utiliza inteligência artificial para “identificar proativamente imagens nunca antes vistas”. O conteúdo é então revisto e, se confirmado, reportado às autoridades. Entretanto a conta fica bloqueada até o processo de revisão estar concluído.

Assim Mark perdeu acesso ao seu e-mail, contactos, fotos e até mesmo ao seu número de telefone enquanto usava o Google Fi. Entretanto a Google negou os pedidos de Mark para reabrir a conta, mesmo depois de o Departamento de Polícia de São Francisco ter determinado que não tinha ocorrido nenhum crime.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também