Setembro vai trazer ataques aos serviços de streaming!

Os serviços de streaming ilegal e não só vão servir de mote para muitos ataques que irão ocorrer em Setembro. A razão para isto é a rentrée e a chegada de várias séries, filmes e com o fim do Verão mais tempo para se estar em casa a ver TV. Estes ataques vão ocorrer sobretudo em alturas específicas e mais concretamente antes do lançamento de grandes títulos. De facto, lá fora nem se está à espera de Setembro. É que devido à estreia da prequela de Game of Thrones já estão a ocorrer vários.

Setembro vai trazer ataques aos serviços de streaming!

Os serviços de streaming ilegais dão acesso a muitos conteúdos de forma muito mais barata, mas ilegal. No entanto, a moda, é a criação de páginas a anunciarem serviços de streaming falsos com muita publicidade nas redes sociais, mas que no fim não são mais do que esquemas para deitarem a mão aos dados dos utilizadores. A partir daí surgem as cobranças e outros tipos de roubos de informação.

setembro ataques streaming

De facto, uma nova investigação da empresa de segurança Webroot revela que existirão vários ataques do género. No entanto não será só devido à estreia de novas séries e filmes.

Em Setembro para além de novos conteúdos temos também muito futebol. Isso será também aproveitado por estes criminosos. Dito isto, muito cuidado com as vésperas de Derbys ou Clássicos. É que nessa altura todo o cuidado é pouco.

É verdade que os serviços de streaming ilegal podem ser uma tentação. Afinal temos acesso a todos os canais e plataformas como a Netflix, entre outras, por uma fração do preço. Mas é impossível garantir a segurança dos nossos dados. Entretanto se tudo não passar de um esquema malicioso a situação piora ainda mais.

Mas há outros esquemas também no mundo do streaming

Muitas pessoas recorrem a sites ilegais para ver a Sport TV online. No entanto, o barato pode sair muito caro. É que uma análise a vários sites que disponibilizam estes canais de desporto online de forma ilegal revelou que estão cheios de ameaças que colocam os utilizadores em risco. Aliás muitas delas são tão sofisticadas que as pessoas nem se apercebem que foram infetadas.

A empresa de segurança Webroot analisou milhares de sites e concluiu que 92% destes sites de streaming contêm alguma forma de conteúdo malicioso. Assim temos malware, phishing e ainda mais esquemas de engenharia social. Mas há pior.

Recentemente em muitos destes sites apareceu um esquema complexo de criptomoeda que está realmente bem feito e que até tem a capacidade de roubar as credenciais bancárias dos utilizadores.

Quando não é isto, os sites analisados têm um mecanismo que permite apoderarem-se do browser da vítima. Assim, alteram todos os resultados das pesquisas que serão feitas a seguir e bombardeiam as pessoas com anúncios maliciosos.

É verdade que as subscrições não são baratas. Mas fica bem mais barato do que irmos à bola. O preço de acedermos de forma ilegal pode ser bem mais caro. Seja como for várias pessoas estão dispostas a arriscar e aí ou têm um bom sistema antivírus (mas mesmo bom) ou então vão a caminho de muitos problemas.

Mesmo assim a Webroot afirma que é impossível ver-se futebol de forma ilegal sem incorrer em riscos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também