Os utilizadores do Windows estão em alerta para uma ameaça muito perigosa que utiliza uma nova tática para instalar malware e roubar dinheiro. Eis como evitar tornar-se a próxima vítima desta ameaça ao Windows que chega pelos correios.
Alerta Windows: a mais recente ameaça vem pelos correios!
A maioria dos utilizadores do Windows 10 já começam a estar habituados aos esquemas que circulam na Internet. No entanto há agora uma nova tática que está a ter muito sucesso. O pior de tudo é que quem está a sofrer com isto são os cartões bancários das vítimas. Assim em vez do habitual malware de roubo de dados distribuído por anexos de e-mail ou sites falsos, os criminosos estão agora a enviar pacotes físicos aos consumidores pelo correio.
Uma vez aberto, as vítimas encontram o que parece ser uma cópia oficial do dispendioso software Office Professional Plus da Microsoft, que inclui até um código de licença e uma pen USB da marca.
Este pacote é caro e é por isso que quem recebe a encomenda a utiliza. No entanto, este é simplesmente um esquema. E qualquer pessoa que ligue a pena ao computador vai acabar por ficar infetado.
Nessa altura surge um número de telefone para onde as pessoas têm de ligar o mais rapidamente possível. No entanto, serão atendidas por um falso representante da Microsoft. Ele promete resolver os problemas mas mediante um pagamento.
Se a vítima concordar, o agente passa a controlar o PC remotamente e remove a ameaça que parece ter aparecido do nada.
A Microsoft já está a par deste ataque e está a decorrer uma investigação.
Com muitas pessoas a estarem informadas acerca das ameaças online, os criminosos testam claramente novas táticas para roubar dinheiro. Assim é vital não ficarmos tentado a instalar qualquer software que chegue pelos correios a menos que o tenhamos encomendado a partir de uma loja oficial.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!