Quando se fala em relógios inteligentes, ou de forma mais banal, do smartwatch, falamos quase sempre de marcas como a Huawei, a Xiaomi, a Mobvoi, e claro, as gigantes Samsung e Apple. Mas verdade seja dita, as marcas mais focadas no desporto, especialmente no desporto outdoor, como a Garmin, a Polar, entre outras… Estão a crescer de forma incrível!
Um mercado, que as gigantes do mundo ‘smart’ querem do seu lado. Sendo exatamente por isto que o Galaxy Watch5 Pro é um relógio muito mais robusto, e pronto para o que der e vier, e claro, é também por isto que a Apple está aparentemente a apostar num Apple Watch ‘rugoso’.
Mas… Será isto uma boa ideia? Está a ser feito da maneira correta?
Samsung e Apple querem mercado de desporto. Será um erro?
Portanto, quem está focado no desporto, não está preocupado em demasia com as funcionalidades e design. Quer um aparelho funcional, com muitos e bons botões, para controlar tudo o que está a acontecer.
Consegue imaginar estar a correr, e ter de lidar com um ecrã touch? Ou a nadar? Ou a andar de bicicleta? É isto que a Apple e a Samsung pensam ser a resposta para as necessidades dos utilizadores, e é exatamente por isso que a Polar e Garmin continuam a crescer.
São necessários botões físicos! Os botões não se preocupam com dedos suados, ou luvas. Eles estão lá para serem carregados, seja de forma suave, ou à bruta, sem grande atenção por parte do utilizador.
Aliás, é também exatamente por causa de tudo isto, que os condutores preferem continuar a contar com botões, em vez de ecrãs touch e botões touch, nos seus automóveis:
Dito isto, vamos olhar para o Galaxy Watch 5 Pro, um relógio que tenta fugir da velha receita Classic, para se concentrar nos utilizadores exigentes, que querem um relógio para tudo e mais alguma coisa.
É uma proposta interessante, que verdadeiramente, apesar de ter perdido a margem rotativa, me está a conseguir conquistar, tal é a performance e qualidade dos materiais utilizados. Mas… Para desporto… O touchscreen não serve!
O Galaxy Watch5 Pro tem menos botões relativamente ao passado (se pensarmos na margem rotativa como uma forma de interação com o Sistema Operativo), e por isso, apesar de ser um sucesso, não vai atingir o seu público alvo… Os Pros!
Isto é algo que muito provavelmente também vai acontecer com o novo Apple Watch pensado para desporto. Isto porque, tanto a Samsung como a Apple, têm olhado para o ecrã touch, como a resposta para todos os seus problemas, e infelizmente, neste campo, não é, nem nunca vai ser.
O novo Apple Watch para desporto vai ser diferente?
Entretanto, apesar de alguns leaks, ainda não sabemos muito bem qual vai ser a proposta da Apple neste campo. Mas tudo indica ser um pouco mais do mesmo, com um corpo mais robusto, derivado à qualidade dos materiais utilizados. Ou seja, a mesma exata receita da Samsung com o seu Galaxy Watch5 Pro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!