Google Calendar vai dizer-nos para onde vai o nosso tempo

O Google Calendar está a adicionar uma nova ferramenta à função Time Insights. Esta funcionalidade, como o nome deixa adivinhar, permite categorizar eventos. Ao mesmo tempo possibilita acompanhar o tempo gasto em reuniões usando etiquetas de cores. Com a nova funcionalidade o Google Calendar vai dizer-nos para onde vai o nosso tempo. Afinal de contas, tempo é dinheiro!

Google Calendar vai dizer-nos para onde vai o nosso tempo

Dito isto, a nova categorização de cores expandiu-se agora no Time Insights, que decompõe o tempo que gastou em eventos específicos e mostra estes dados no painel do lado direito. Através desta separação ficamos a saber o número de vezes que participámos numa reunião em particular, as pessoas que estiveram na chamada, e o tempo que passámos num software de videoconferência como o Google Meet.

Google Calendar tempo

O novo sistema de codificação de cores do Google Calendar torna assim mais fácil compreendermos como estamos a gastar o nosso tempo. Para além disso podemos personalizar categorias de eventos e adicionar etiquetas de cores aos mesmos.

A Google disse no seu blog “esperar que esta função permita acompanhar mais facilmente o tempo gasto em atividades específicas ou áreas estratégicas, como trabalho de projeto, reuniões com equipa ou reuniões com investidores específicos”.

Entretanto podemos classificar eventos como “Pessoais” ou “Importante”, bem como nomeá-los com base nos nossos objetivos ou projetos. Depois é só atribuirmos etiquetas de cores. Nessa altura o Google Calendar apresentará uma cronologia temporal para estes eventos num gráfico dentro do Time Insights.

Google Calendar tempo

A nova função está ativa por defeito e realmente é muito útil.

No entanto, ainda nem todos podemos ter acesso à ferramenta. De facto, a Google está a limitar o acesso apenas às contas workspace nos níveis Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e Nonprofits.

Se tiver uma conta pessoal do Google ou uma subscrição do Google Workspace Essentials, Business Starter, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Education Standard, The Teaching e Learning Upgrade, bem como os planos básicos e empresariais do Legacy G Suite, está sem sorte. Pelo menos para já. No entanto deve ser uma questão de tempo até chegar a todos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também