A Apple é uma das grandes surpresas no mundo do design e produção de chips! Os processadores dos seus portáteis, tablets e computadores têm sido uma lufada de ar fresco no mundo da computação, especialmente desde que tivemos o divórcio com a Intel.
É algo que começa a meter medo à Intel, AMD, e também à NVIDIA. Aliás, até já se fala de uma aposta a sério da Apple no mundo do gaming. Seja a partir de uma consola proprietária, ou dos seus próprios computadores e portáteis Mac. O mundo dos computadores Apple está a mudar, e consigo, todo o mercado deverá também mudar de forma muito significativa.
No entanto, ao que tudo indica, nem tudo é um mar de rosas para a gigante da maçã. Afinal, parece que a Apple está a falhar onde a Intel também falhou antes de si. Sabe onde? Nos modems!
Apple está a falhar onde a Intel também falhou!
Um dos analistas mais populares do mundo Apple, Ming-Chi Kuo, veio a público afirmar que os esforços da gigante no design e produção do seu próprio modem, para tentar escapar às ‘garras’ da Qualcomm, estão a falhar, e a falhar bem.
Aliás, há quem afirme que o projeto é para ser cancelado, por ser um fosso de dinheiro!
Mas isto levanta algumas questões interessantes… Como é que a Apple, que tem tido um sucesso incrível no design e produção dos mais variados chips, está a ter problemas no design do seu próprio modem? Vamos por partes!
Antes de mais nada, é preciso salientar que a Apple quer ser autossuficiente. A gigante Norte-Americana quer ter um dedo em tudo o que entra nos seus aparelhos. Quer tudo à medida, para conseguir controlar todas as partes que dão origem à experiência de utilização.
Sendo exatamente por isso que a Apple quer fugir da Qualcomm para produzir os seus próprios modems 5G. Provavelmente não apenas a pensar no iPhone ou no iPad, mas sim num futuro ainda mais conectado, onde tudo irá estar ligado à Internet.
Estamos a falar de um projeto que deveria dar frutos já em 2023, para o iPhone 15! E que até já tem alguns anos de desenvolvimento, visto que a equipa de desenvolvimento estava originalmente nas mãos da Intel, mas transitou para as mãos da Apple, fruto do negócio de 1 ‘bilião de dólares’ em 2019.
iPhone 15 com modem Apple? É duvidoso!
Caso não saiba, a lista de componentes, e consequente encomendas de produtos, fica fechada 12 meses antes da chegada de um aparelho Apple ao mercado. O que no caso da gama iPhone 15, significa que estamos a mais ou menos 1 mês dessa data.
Dito isto, o modem é uma óbvia parte importante de um qualquer smartphone, visto que sem ele, pode dizer adeus ao acesso à internet, às chamadas, e até às velhinhas mas ainda úteis SMS. Na verdade, o modem é quase sempre o primeiro componente a entrar nas contas de um qualquer aparelho móvel. Com o design a começar a partir deste componente básico.
Dito tudo isto, apesar do facto de ser um ‘simples chip’, é muito diferente de um qualquer CPU ou GPU. Sendo exatamente por isso que desenvolver um modem não é uma tarefa fácil, ou rápida.
Até aqui tudo bem, mas o que é realmente estranho, é que a Apple não está a começar um projeto de início! Este esforço no mundo dos modems foi comprado à Intel, juntamente com a equipa de cerca de 1000 pessoas, que transitaram de uma empresa para a outra.
Uma Intel, que supostamente, já tinha as coisas encaminhadas! Isto, há cerca de 3 anos atrás. Aliás, a Intel até chegou a fornecer modems à Apple, antes da chegada em força do 5G.
Mas… Sabia que apesar de um forte investimento em chips Wi-Fi/Bluetooth, há vários anos atrás, a Apple continua a comprar esses componentes de fora? A Apple só quer o melhor nos seus aparelhos, e pelos vistos, no campo da conectividade, ainda tem muito a aprender.
Excelentes notícias para a Qualcomm!
Em 2021, a Qualcomm anunciou que estava à espera de uma queda nas encomendas vindas da Apple, com a gigante Norte-Americana responsável pelo iPhone pronta a dar o salto para novas paragens, com os seus próprios modems.
Para ter a noção da quebra, apenas 1/5 dos iPhones de 2023 iriam chegar ao mercado com modems Qualcomm, em contraste aos 100% da atualidade. O que pelos vistos, não vai acontecer, pelo menos não no imediato.
A Apple precisa de mais tempo, porque muito honestamente não acredito que desista do projeto. Mas até as coisas ficarem prontas, é a Qualcomm que fica a ganhar!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!