Com a passagem para a memória RAM DDR5, vamos ver uma provável duplicação na capacidade de memória em todas as máquinas computacionais. Ou seja, os 16GB vão muito provavelmente deixar de ser o padrão, para passarem a ser a entrada de gama, com os 32GB de memória a ser o novo ‘sweet spot’.
Isto é algo que ainda vai demorar algum tempo, visto que apenas em 2022 vamos ver uma AMD a realmente abrir os seus braços ao novo padrão de memória RAM. Mas uma coisa é certa, as coisas vão mesmo mudar nos próximos anos… Afinal de contas, a Samsung já começou o desenvolvimento de módulos de memória RAM DDR5 capazes de chegar até ao 1TB. Incrível não é?
1TB de memória RAM!? A Samsung está a tratar disso
Portanto, como deve imaginar, não vamos ver este tipo de capacidade de memória no mundo dos portáteis, ou PCs Gaming, nos próximos anos. Este novo módulo está a ser desenvolvido a pensar no mundo dos servidores, e supercomputadores. Mas é um óbvio sinal do aumento da exigência do mundo da computação!
Pois bem, enquanto no mercado de consumo estamos a dar o salto dos 16GB para os 32GB, no mundo dos servidores, parece que os módulos de 64GB, 128GB e 256GB já fazem parte do passado.
O mercado precisa, e está a exigir módulos de 512GB, 768GB, e pelos vistos, 1TB. Porquê? É simples! Mais performance, e mais eficiência energética!
Vamos por partes! A memória DDR5 trouxe uma duplicação da densidade.
Ou seja, no mesmo espaço físico, é possível ter o dobro da capacidade de memória. No grande esquema das coisas, isto significa que para chegar à meta de capacidade, apenas são necessários metade dos módulos de antigamente. Na mesma linha, com o mesmo espaço disponível na motherboard, é possível chegar ao dobro da capacidade de memória.
Além da densidade, os módulos DDR5 viram a voltagem reduzida para 1.1V, com as frequências a serem capazes de alcançar os 7200MHz, ou mais que isso.
Além dos desenvolvimentos no mundo DDR5, a Samsung também parece estar a apostar forte e feio no que vem a seguir. Ou seja, a RAM DDRR6! Nesta altura, 1TB vai ser conversa de ‘meninos’.
Ademais, o que pensa sobre estes desenvolvimentos? Entusiasmado? Será que estamos prestes a ver um novo salto significativo no campo da performance?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!