Desde que a Samsung mudou para o One UI em 2018 que tem recebido muitos elogios por parte dos utilizadores. Especialmente se compararmos esta interface com a TouchWiz. De facto, o software dos smartphones Samsung Galaxy melhorou muito nos últimos anos e representa uma grande evolução face ao que encontramos no sistema operativo Android de raíz. Assim há pelo menos seis benefícios muito claros de se mudar para um smartphone Samsung Galaxy.
One UI: seis benefícios de mudar para a Samsung
Muito mais funcionalidades
É verdade que o Android na sua forma mais pura é realmente clean e não incomoda os utilizadores com o chamado bloatware. Ou seja, aquelas aplicações que vêm instaladas mas de que não necessitamos. No entanto, por vezes necessitamos mesmo de funções acrescidas. Especialmente se forem úteis. Dito isto, o One UI dá resposta a essas necessidades.
Por exemplo, ajusta tudo quando o ecrã é demasiado brilhante para a noite, dá-nos verdadeiras capacidades multi-tarefa e permite um acesso muito mais rápido a determinadas funcionalidades.
Como se isto não fosse suficiente ainda temos acesso a algo chamado Bixby Routines que nos permite automatizar uma série de processos. Destacam-se ainda outras características que melhoram substancialmente o funcionamento dos equipamentos. Quem não está satisfeito com o som do smartphone pode ligar o Dolby Atmos ou então criar um perfil de som personalizado e por aí fora.
Maior personalização
Outra categoria em que o One UI merece especial destaque é na personalização. Sobretudo face ao Android normal. É verdade que na versão standard do sistema operativo da Google podemos utilizar apps extra para o efeito. Mas é muito mais cómodo termos já tudo à mão para o fazermos.
Com o One UI, não é preciso andarmos por aí à procura de boas aplicações de personalização, nem a gastar dinheiro. Assim podemos personalizar o smartphone Galaxy diretamente a partir das definições com toda a facilidade.
Mais segurança
Cada dispositivo Samsung vem com o sistema de segurança Knox pré-instalado. O Knox é uma plataforma de segurança proprietária da Samsung, composta por funcionalidades de segurança de hardware e software incorporadas na One UI e é certificada por várias agências governamentais em todo o mundo.
De facto, o Knox é responsável por proteger os nossos dados privados, incluindo as palavras-passe, impressões digitais, desbloqueio facial e muito mais. Estes dados são armazenados e processados no dispositivo numa unidade de hardware separada e isolada do resto do smartphone. Assim não podem ser enviados ou comunicados com aplicações ou serviços de terceiros.
Em comparação, o Android standard está muito mais vulnerável a hacking. A única exceção a isto são os smartphones Google Pixel que vêm com um chip de segurança Titan M.
Entretanto alguns dos mais recentes equipamentos da Samsung, como o Galaxy S22, Galaxy A53, Galaxy Z Fold 4 e semelhantes recebem um total de cinco anos de atualizações de segurança. Isto significa que o smartphone estará protegido por mais tempo através de patches de segurança regulares.
O One UI adapta-se a todos
Há uma coisa muito importante no One UI. A sua adaptabilidade. De facto, consegue-se adaptar a todo o tipo de utilizadores. Os menos habituados a estas andanças, crianças e até aos power users. Ou seja, aos utilizadores mais avançados.
De facto, o One UI pode servir todos e ao mesmo tempo. Para os idosos, há o Modo Fácil. Para crianças, há o Samsung Kids. No caso dos utilizadores casuais, as definições predefinidas. Para os entusiastas há toneladas de funcionalidades de software para otimizar o dispositivo Galaxy.
Um sistema a trabalhar em conjunto
Há mais coisas no One UI para além das funcionalidades, personalização e segurança. De facto, são várias coisas a funcionarem em conjunto. Aqui inclui-se os ícones, widgets, painel de Definições Rápidas, estilo de navegação do sistema e muito mais.
Qualquer smartphone chega com o Android. Mas só alguns chegam com uma interface proprietária que funciona realmente bem. É o caso do One UI que só pode ser encontrado em smartphones e tablets Samsung.
Acesso ao ecossistema Samsung
Além de grandes apps e serviços, algo realmente importante no mundo da tecnologia da atualidade é a existência de um ecossistema. O One UI foi concebido para se integrar perfeitamente com outros produtos da Samsung, como os Galaxy Buds, Galaxy Watch ou Galaxy Tab.
É certo que vem com muitas aplicações pré-instaladas da Samsung, algumas das quais não são assim tão úteis. No entanto algumas delas são bastante subestimadas pela forma como melhoram a funcionalidade do seu dispositivo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!