Corsair já tem SSD capaz de chegar aos 10GB/s

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, o novo padrão PCIe 5.0 vai permitir chegar a todo um novo mundo de velocidade no segmento dos SSDs, aparentemente muito perto dos 14 GB/s.

No entanto, como deve imaginar, não é vantajoso para as fabricantes de referência lançar logo o máximo que a tecnologia tem para oferecer, tal tem sido o custo de desenvolvimento, e claro, dificuldade em manter os chips de memória, e seu controlador, sob temperaturas ótimas para evitar o sempre afamado thermal throttling.

É exatamente por isso que o novo Corsair MP700 PCIe 5.0 vai ser agora lançado, com a capacidade de chegar aos 10GB/s.

Corsair já tem SSD capaz de chegar aos 10GB/s

Portanto, da mesma maneira que vimos as grandes fabricantes a lançar SSDs capazes de chegar ‘apenas’ aos 4GB/s e 5GB/s, no início do ciclo de vida dos SSDs PCIe 4.0, vamos agora ver algo muito similar com os primeiros SSDs PCIe 5.0. Com a Corsair a ser um excelente exemplo disto mesmo, com o seu novo MP700 PCIe 5.0 SSD.

Estamos assim a falar de um SSD capaz de chegar aos 10 GB/s (10,000MB/s) na leitura sequencial, e 9.5GB/s (9,500MB/s) na leitura sequencial. (Velocidades dependem da capacidade armazenamento do SSD! Mais espaço = Mais rápido).

 

Para ter a noção da diferença, o atual SSD topo de gama da Corsair, o MP600 Pro XT fica pelos 6.5GB/s tanto na leitura, como na escrita sequencial.

Infelizmente, apesar deste pequeno anúncio, a Corsair ainda não parece ter o design do SSD finalizado. Por isso, não temos ainda acesso a fotografias, nem renderizações do pequeno componente.

Dito tudo isto, de forma muito curiosa, a Corsair parece mencionar que o SSD apenas vai chegar ao seu potencial máximo em sistemas AMD (AM5). Algum problema com a Intel?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para altas velocidades?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também