Google Maps: temos de deixar de confiar tanto no GPS!

É verdade que o Google Maps é uma excelente aplicação que pode tornar a experiência de condução muito mais segura. Mas uma família na Austrália aprendeu da maneira mais difícil que a navegação disponibilizada pelos sistemas GPS como o do Google Maps nem sempre é perfeita. Assim confiar cegamente nesta e noutras apps pode dar origem a muitos problemas.

Google Maps: temos de deixar de confiar tanto no GPS!

Darian Aspinall, de 27 anos, viajava com os filhos de dois e quatro anos e a mãe de 50 anos, de Queensland para Adelaide, com a imprensa local a revelar que o carro saiu do Hotel Noccundra no domingo à tarde.

No entanto, pouco depois, a família de quatro pessoas deixou de poder ser contactada. Isto levou a uma busca massiva lançada pelas autoridades locais para localizar o veículo.

Google Maps GPS

Ao que parece, o condutor estava a usar o Google Maps para obter direções porta-a-porta para o destino em Adelaide. A aplicação de navegação, no entanto, tirou o condutor da autoestrada e guiou-a até uma estrada de terra batida onde o SUV de quatro rodas acabou por ter dificuldades.

O veículo acabou por ficar preso no meio do nada, onde não havia qualquer rede. A família decidiu ir a pé para procurar ajuda, mas depois de caminharem durante horas, decidiram voltar ao veículo e esperar que alguém os encontrasse.

48 horas depois, um helicóptero avistou quatro pessoas que estavam a acenar para pedir ajuda usando as suas roupas, só para garantir que o piloto as via. Ao que parece, já tinham ficado sem comida e água na altura em que o helicóptero apareceu.

A família acabou por ser resgatada e levada para um local seguro. Isto com a polícia a revelar que o Google Maps enviou o condutor para a estrada de terra batida.

Claro que é fácil culpar o Google Maps por sugerir um mau caminho. Mas por outro lado, o que a aplicação (e todas as outras soluções de navegação lá fora) tentou fazer foi encontrar uma rota mais rápida para o destino. Cabe inteiramente ao condutor decidir se utiliza uma determinada rota ou não. Isto porque o próprio Google Maps não faz ideia de que veículo se trata e se é uma estrada apropriada ou não.

Dito isto, se achar uma estrada perigosa sugerida pela aplicação de navegação, o condutor deve ficar com a rota mais segura.

Pode aceder aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também