A funcionalidade de Otimização de Entrega de atualizações do Windows permite-nos descarregar os updates mais recentes do Windows de forma rápida e segura. Pelo menos é o que diz a Microsoft. Dito isto, ajuda-nos a poupar largura de banda e a receber tudo de uma forma mais rápida. Mas será que este sistema pode ter impacto na nossa privacidade e segurança online?
Windows: o que é a otimização de entrega e se vale a pena
A otimização da entrega do Windows Update garante a distribuição mais rápida de atualizações do Windows e aplicações da Microsoft Store. A funcionalidade utiliza a distribuição peer-to-peer à medida que os dispositivos partilham ficheiros de atualização com outros PCs que já os descarregaram.
Claro que isto não é um processo unidirecional, mas sim bilateral. Isto porque o nosso PC também vai enviar para outras pessoas ficheiros semelhantes aos que descarregámos. É tal e qual como se estivéssemos a utilizar Torrents.
A otimização de entrega do Windows Update é segura?
A troca de ficheiros entre computadores deixa-nos céticos quanto à sua segurança. Além disso, este processo acontece em segundo plano sem que tenhamos conhecimento dos ficheiros exatos que estão a ser partilhados. No entanto, a Microsoft afirma que a funcionalidade é segura. Também que a privacidade e segurança dos dados do utilizador ficam seguros.
Isto é conseguido porque o Windows impede a Otimização de Entrega de aceder aos seus ficheiros pessoais e pastas. Além disso, este sistema também não tem o privilégio de tocar em quaisquer ficheiros do PC.
Entretanto a Otimização de Entrega garante que todos os ficheiros não chegam do mesmo PC. Em vez disso, a atualização é dividida em partes menores. Cada uma descarregada de diferentes PCs com esses ficheiros. Talvez algumas das partes sejam também provenientes da própria Microsoft. Para isso, prefere-se a fonte que oferece um download mais rápido e fiável. Todos os ficheiros descarregados são armazenados numa cache local antes de serem instalados.
A funcionalidade de Otimização de Entrega já existe há algum tempo e nunca se ouviu falar de falhas graves de segurança até ao momento. Seja como for algumas pessoas não gostam de utilizar para não estarem a ocupar largura de banda a partilhar ficheiros com outras pessoas.
Como desativar?
Esta novidade chega ativada por defeito mas pode ser desligada. Para isso basta irmos a definições, atualizações e segurança e do lado esquerdo escolhermos a opção otimização da entrega. Depois abaixo de Permitir a transferência a partir de outros PCs basta desativarmos a opção. Ou seja passar o botão de ligado para desligado.
E pronto é realmente simples desativar esta opção.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!