Tudo o que tem de saber sobre os cabos USB

A maioria dos computadores e dispositivos electrónicos têm algum tipo de ligação USB. Apesar de parecer tudo igual há muitas diferenças entre elas, inclusivamente ao nível da velocidade que disponibilizam. Para darmos uma ajuda no meio desta confusão vamos falar dos diferentes tipos de cabos USB e também dos pormenores a que deve estar atento quando for comprar um.

O USB é supostamente um standard universal, mas existem muitos tipos diferentes de cabos USB e ligações. Qual a razão? Ao que parece, cada um serve diferentes funções, principalmente para preservar a compatibilidade e suportar novos dispositivos.

Aqui estão os seis tipos mais comuns de cabos USB e ligações:

cabos usb

Tipo A: A interface que se encontra numa extremidade de quase todos os cabos USB. A maioria dos computadores tem várias portas USB-A para ligar periféricos. Também os encontramos nas consolas de jogos, televisões e outros dispositivos. Este cabo só se insere de uma forma.

Tipo B: Uma ligação quase quadrada, maioritariamente utilizado para impressoras e outros dispositivos alimentados que se ligam a um computador. Não são muito comuns hoje em dia, pois a maioria dos dispositivos tem passado para uma ligação menor.

cabos usb

Mini-USB: Uma porta mais pequena que era muito comum nos dispositivos móveis mais antigos e também na PlayStation 3. Isto ao nível dos comandos.

Micro-USB: Outro standard antigo que estava muito presente em dispositivos móveis e portáteis. A porta é ainda mais pequena que as mini-USB. Ainda se pode encontrar em alguns smartphones, tablets e comandos.

Tipo-C: Este é o mais recente tipo de cabo USB. É uma ligação que garante taxas de transferência mais altas e mais potência do que as versões anteriores. Tem a vantagem de poder ser inserido de qualquer das formas.

Velocidades diferentes

USB 1.x era a versão original sendo muito improvável que se encontre dispositivos com este standard na atualidade.

O USB 2.0 introduziu muitas novidades, incluindo o suporte para cabos Mini e Micro, USB OTG e muito mais. É a velocidade mais lenta de USB ainda utilizada hoje em dia. Está disponível em pendrives baratas, dispositivos como ratos e teclados e outros semelhantes.

O USB 3.x é o standard mais atual. É muito mais rápido do que o USB 2.0, e assim recomendado para dispositivos como discos rígidos externos. Normalmente, pode identificar uma porta USB 3.x através da sua coloração azul. Algumas portas USB 3.0 também está um símbolo SS (que significa Super Speed).

O USB 4.0 é o mais recente standard mas que ainda não está disponível. Tornar-se-á a norma ao longo dos próximos anos, tal como aconteceu com o USB 3.

Os cuidados a comprar cabos

Se tiver um smartphone ou tablet Android mais antigo, provavelmente utiliza um cabo micro-USB. Os mais modernos apostam no USB-C.

Entretanto na altura de comprar um novo cabo é tentador escolher a opção mais barata. No entanto, na maior parte das vezes, esta é uma má ideia. Cabos fracos podem causar-lhe todo o tipo de problemas. São exemplo disso carregamento lento e desempenho pouco fiável.

Isto é especialmente verdade com o standard USB-C. No início muitos cabos chegaram a danificar os dispositivos. Os cabos modernos não devem ter este problema.

Outro aspeto importante é o comprimento do cabo. Os cabos curtos são ótimos para a mobilidade, mas isto pode deixar-nos sentados no chão ao lado de uma tomada. Por outro lado, um cabo demasiado comprido pode ser inconveniente para transportar e vai emaranhar-se mais facilmente.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também