A Google está alegadamente a seguir os passos da Apple TV e da Amazon Prime Video. Tudo para permitir que os utilizadores subscrevam outros serviços de streaming através de uma loja de canais do YouTube. De facto, é uma jogada bastante interessante. Isto porque se trata de convergência numa plataforma pelo facto do YouTube passar a permitir subscrever outros serviços de streaming.
YouTube vai deixar-nos subscrever serviços de streaming
De acordo com o Wall Street Journal, o YouTube está “a planear lançar uma loja online para serviços de streaming de vídeo e voltou às conversações com empresas de entretenimento sobre uma eventual participação na plataforma”.
Esta “channel store” como é referida internamente pode ser lançada “já neste outono”. Entretanto o YouTube tem estado a trabalhar nisto há “pelo menos 18 meses”. Este é um período de desenvolvimento surpreendentemente dado que já existe suporte para alguns serviços.
Para já isto estará disponível nos Estados Unidos. No entanto haverá também um lançamento mais alargado à Europa e não só. O objetivo é chegar à escala mundial e revolucionar a experiência de entretenimento.
Para já estão em curso as negociações contratuais. O YouTube está a discutir a divisão das receitas de subscrição com os parceiros de streaming, embora os termos possam variar muito para cada parceiro.
Para os utilizadores finais, o benefício de subscrever através da loja de canais do YouTube é a simplicidade e estabilidade da infraestrutura de streaming de vídeo da Google. O YouTube tem, sem dúvida, o melhor e mais consistente leitor de vídeo.
Ou seja não vamos ter descontos nem muitas coisas se subscrevermos os serviços pelo YouTube. Mas ganhamos uma coisa. Estabilidade e facilidade de utilização. Como referi acima o leitor da Google é realmente bom e eventualmente funcionará melhor em todas as plataformas, comparativamente às próprias apps nativas de cada serviço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!