Como deve saber, a inflação continua a ser uma gigantesca dor de cabeça para todas as regiões do globo, mas… É uma dor de cabeça especialmente grande para nós, Portugueses, com o Instituto Nacional da Estatística a confirmar uma inflação média no nosso território de cerca de 9.1%, relativamente ao mês de Julho.
No entanto, estes 9.1% não contam a história toda! Algo que já deve ter percebido, se porventura é você a fazer as compras de supermercado para a sua casa, semana após semana.
Ao fim ao cabo, existem vários produtos alimentares a encarecer de dia para a dia, com alguns a ultrapassar os 80%, ou até mesmo os 100%, face aos preços do ano passado.
Vale ainda a pena salientar, que os preços de 2021 nem são um comparação 100% justa, visto que já estavam um pouco inflacionados devido à explosão da procura consequência da pandemia de COVID-19.
É algo que não passa despercebido, e que até já é tema nas redes sociais, como pode ver em baixo.
Lucros extraordinários e inflação 👇👇
✅ carne+25%
✅ Óleo Fula + 100%
✅ Leite + 21%
✅ Ovos +40%
🍾 Minis +25% 😪😪
✅Batata Frita+ 80%!!!!!https://t.co/0Ipbrpb80j— Z'Économist'a (@wolf_castilho) August 11, 2022
Mas calma! Já existe um comparador de preços online, gratuito, onde poderá fazer algumas pesquisas ligeiras, e assim poupar alguns trocos. Um projeto que parece estar a ganhar alguma popularidade, e que talvez até se possa tornar numa referência para o nosso dia-a-dia das compras.
Supermercado cada vez mais caro? Já existe um comparador! (Clique aqui)
O comparador ainda é muito simples, tendo sido lançado há qualquer coisa como 4 meses, em resposta ao descalabro dos aumentos consequência direta da guerra na Ucrânia. Mas agora, o tema parece ter rebentado no Reddit, e como tal, parece estar a formar-se uma equipa de desenvolvimento à volta do projeto, de forma a torná-lo mais simples, e visualmente apetecível.
Em suma, o que pensa sobre tudo isto? Imagina-se a usar um comparador, para perceber onde poderá poupar mais? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!