Por vezes e quando menos esperamos acontecem coisas inacreditáveis. Ou pelo menos, muito inesperadas. O planeta Terra tem vindo a girar de uma forma cada vez mais lenta e isto pode significar problemas para quem utiliza GPS. Dito isto, o Google Maps poderá deixar de funcionar nos próximos tempos, isto caso as coisas não voltem a um ritmo normal ao nível da rotação da Terra.
Google Maps pode deixar de funcionar devido à Terra!
O jornal Daily Star que revelou esta informação refere que já se nota que os dias estão cada vez mais longos e isto vai ter um grande impacto na forma como vários dispositivos funcionam.
De acordo com os cientistas, durante décadas a terra rodou de forma mais rápida, tornando cada dia alguns milisegundos mais curtos. É verdade que a maioria das pessoas não dá conta disto. Aliás ninguém dá. Mas esta é a verdade. Agora passa-se exatamente o contrário. A Terra está a desacelerar e de facto desde 2020 que os dias têm sido um pouco maiores. Ora com o passar do tempo e este ritmo a continuar, o impacto em dispositivos que requerem uma enorme precisão, como os será cada vez maior e uma das consequências é que eles deixam de funcionar.
Os especialistas dizem que é preciso olhar para isto com atenção, uma vez que se ferramentas como o Google Maps e outras deixarem de funcionar terá um grande impacto na vida das pessoas.
A propósito disto dois cientistas australianos, Matt King e Christopher Watson, escreveram numa publicação de blogue: “Compreender precisamente a taxa de rotação da Terra é crucial para uma série de aplicações — sistemas de navegação como o GPS não funcionariam sem ela”.
“Se a Terra mudar para dias ainda mais longos, talvez precisemos de incorporar um ‘salto negativo em segundo”. No entanto isto pode ter um grande impacto.
Há uma variedade de teorias sobre o porquê dos dias terem ficado mais longos desde 2020.
Alguns acreditam que pode ter algo a ver com as alterações climáticas. Isto porque o derretimento do gelo na Antártida e no Ártico pode estar a fazer com que a Terra se alerte.
No entanto alguns referem que pode estar relacionado com uma gigantesca explosão vulcânica em Tonga ou mesmo com o fenómeno La Niña.
Não há respostas claras, mas uma coisa é certa. Todos confiamos demasiado no GPS para nos deslocarmos hoje em dia. Se o perdermos pode ser um pesadelo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!