Fim do VW Golf? – No mundo automóvel, existem sempre algumas figuras inconfundíveis, que por muitos anos que passem, são sempre rapidamente reconhecíveis nas estradas, enquanto claro está, fazem o seu percurso diário assentes nas suas 4 rodas.
Uma destas figuras é obviamente o Volkswagen Golf, um dos carros mais populares do mundo automóvel, que apesar de ter chegado pela primeira vez às montras da indústria automóvel em 1974, ainda hoje é um dos automóveis mais vendidos do planeta, ao ser capaz de conciliar estilo, com qualidade de construção, e claro, performance.
Pois bem, ao que tudo indica, nem o VW Golf pode vir a ser capaz de contrariar a revolução elétrica!
O mítico VW Golf pode ter os seus dias contados
Portanto, verdade seja dita, para qualquer consumidor, a lógica seria pegar nos atuais modelos super populares do mercado, e claro, lançar versões eletrificadas do mesmo. Algo que a VW até fez com algum sucesso no seu Golf, ao lançar a versão híbrida plug-in GTE, e também a versão 100% elétrica e-Golf.
No entanto, enquanto estes modelos fizeram, e ainda continuam a fazer o seu sucesso no mercado, rapidamente as marcas perceberam que tinham mais a ganhar em lançar gamas completamente novas, com outros nomes, e outras filosofias de design. Afinal de contas, o substituto ao Golf já existe e chama-se ID.3.
Ou seja, depois de uma primeira tentativa, em que a VW e outras fabricantes tentaram pegar na base que já tinham, eis que o fim do motor a combustão pode também ditar o fim a muitos dos automóveis mais populares do mercado, a começar pelos modelos mais amigos da carteira.
É por isso que a Audi está a planear acabar com o A1, a Mercedes está a planear acabar com o Class A, e claro, a VW está a planear terminar a mítica história do Golf. Mas consegue imaginar um mundo sem um novo Golf nas estradas?
Como deve imaginar, a VW não quer ‘matar’ um dos seus modelos mais populares, mas está a ver-se obrigada a isso!
A Volkswagen começou a pensar no assunto devido ao impacto das regras Europeias em 2025. Os controlos, e multas a caminho destas fabricantes, poderão encarecer os atuais carros a combustão entre 5 mil e 10 mil euros. Alguns modelos mais caros, e menos massificados, talvez não se importem com um acréscimo de preço. Mas as versões mais baratas do Golf? Quem é que vai comprar um Golf que acabou de encarecer 5 mil euros?
Eis o que o novo ‘Boss’ da VW tem a dizer sobre o assunto:
“Nos carros mais pequenos, e baratos, estes custos não podem ser absorvidos. Ou seja, a gama de entrada no mundo da combustão vai encarecer, e bem. Vamos deixar de ver carros a 10 ou 15 mil euros nos stands. A solução tem de ser a eletrificação.”
O Golf pode vir a receber pelo menos mais uma versão! Uma espécie de canto do cisne
“Temos de perceber se ainda faz sentido desenvolver uma nova versão. É que a próxima já não vai durar 7 ou 8 anos. Estamos neste momento a preparar uma atualização para o Golf 8. Se irá existir um Golf 9? Temos 12 meses para decidir.”
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!