A Netflix manteve sempre a sua plataforma livre de anúncios durante anos. No entanto isso vai mudar até ao final de 2022. Dito isto, para tornar a plataforma mais acessível para os consumidores, a Netflix está a trabalhar num plano mais acessível com anúncios. No entanto, esta decisão pode ter várias repercussões para a Netflix e para os seus utilizadores. Vamos então olhar para os prós e contras do plano com publicidade da Netflix.
Netflix: os prós e os contras do plano com publicidade!
O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, confirmou oficialmente ao público esta novidade em junho de 2022 no festival Cannes Lions. Isto depois dos rumores terem surgido alguns meses antes. Umas semanas mais tarde, em 13 de julho de 2022, a plataforma de streaming selecionou a Microsoft como o seu parceiro global de tecnologia de publicidade e vendas. Apesar disso os anúncios ainda vão levar algum tempo a chegar.
As vantagens
A grande vantagem de um plano apoiado por anúncios será o preço mais baixo, que é a principal razão para a aposta da Netflix. Isto porque eles consideram que pode ajudar a aumentar o número de subscritores. Lembro que neste momento a Netflix tem mais de 200 milhões de subscritores, apesar de ter perdido cerca de 200 mil no primeiro trimestre de 2022.
Uma das razões pelas quais a Netflix está a perder subscritores é a subida de preços. No início de 2022, a Netflix aumentou-os em várias partes do mundo. Dito isto, a redução do preço pode ajudar a Netflix a reter utilizadores que podem estar a ponderar cancelar as suas subscrições e até atrair novos utilizadores que têm andado a partilhar contas.
Planos mais baratos suportados por publicidade não é uma novidade. A maioria dos concorrentes de streaming da Netflix como o HBO Max, Hulu, Paramount+, entre outros, já os utilizam. Seguir a tendência provavelmente também ajudará a Netflix a evitar a concorrência, que tem beneficiado fortemente desta iniciativa. Seja como for, a Netflix tem ainda de garantir que os preços no seu plano suportado por anúncios é realmente competitivo.
As desvantagens
Os anúncios podem ser uma boa forma de os produtos e serviços atraírem mais utilizadores, pelos preços mais baixos. No entanto, continuam a existir desvantagens.
Logo à partida os anúncios podem ser intrusivos. Assim dependendo da forma como a Netflix os vai implementar, o plano suportado por anúncios pode prejudicar a experiência de utilização desta plataforma.
Para além disso existe também o risco de a empresa trazer anúncios para outros planos. Isto se o novo plano tiver muito sucesso. Deste modo deixaria de aumentar os preços o que seria uma coisa boa. Mas em troca passámos a ter anúncios em tudo e passaria a ser algo normal para todos.
Com a indústria do streaming a tornar-se cada vez mais competitiva, a Netflix está a apostar cada vez mais em títulos originais. Logicamente, este investimento tem de ser recuperado através do aumento dos custos de subscrição ou adicionando mais subscritores pagantes. Assim e como não dá para aumentar mais os preços, ou não convém, é mesmo necessário cativar mais pessoas.
O lançamento de um nível mais barato suportado por anúncios irá atrair mais pessoas. Resta-nos é perceber como é que os clientes atuais irão reagir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!