Quando a Microsoft lançou o sistema operativo Windows 10 em 2015, deixou claro que os dias do painel de controlo clássico estavam contados. Nessa altura, a gigante de Redmond introduziu a aplicação Definições como substituto que agora melhora a gestão de apps do Windows 11.
Seja como for na altura apenas algumas das preferências, ferramentas e opções do Painel de Controlo foram migradas na altura. Seja como for a Microsoft continuou a mover opções e ferramentas individuais nos anos seguintes após a estreia do Windows 10. Ainda assim nunca substituiu o Painel de Controlo inteiramente pela aplicação de Definições. De facto, a migração aconteceu tão lentamente que parecia que a Microsoft nunca conseguiria substituir completamente o velhinho painel.
O lançamento do Windows 11 não alterou essa perceção. O Painel de Controlo ainda faz parte do Windows 11 e os utilizadores podem continuar a utilizá-lo para várias coisas.
A Microsoft lançou esta semana uma nova build do Windows 11 para insiders que move outra característica do Painel de Controlo para a aplicação Definições. Dito isto, melhorou as capacidades da secção de gestão de aplicações, introduzindo a funcionalidade que faltava até agora.
Windows 11 melhora a gestão de apps nas definições
Assim a gestão de aplicações suporta agora apps ou jogos da Steam, Epic Games Store e de outras lojas. Além disso, agora é possível reparar ou modificar os programas Win32 utilizando a aplicação Definições.
No entanto esta novidade não será a próxima atualização para o Windows 11 a chegar em 2022, mas numa futura versão deste sistema operativo. Lembro que os rumores sugerem que a Microsoft poderia mudar para um ciclo de atualização de três anos e impulsionar novas funções e melhorias através de atualizações mais pequenas. Seja como for isto não foi confirmado pela Microsoft.
Resta saber se com isto a gestão vai desaparecer por completo do antigo Painel de Controlo.
Seja como for, no que diz respeito a este painel vai continuar a ser uma parte vital do sistema operativo Windows durante os próximos anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!