YouTube permite transformar vídeos longos em shorts

O YouTube quer facilitar a transformação de vídeos mais longos em Shorts especialmente formatados para concorrerem com o TikTok. Assim temos agora uma nova ferramenta que permite editar para um short. Isto na aplicação iOS e Android. Dito isto, permite que os criadores selecionem até 60 segundos a partir de um dos seus vídeos e levem o clip para o editor shorts. A partir daí, podem adicionar coisas como texto, filtros, bem como vídeos adicionais.

YouTube permite transformar vídeos longos em shorts

Na publicação que revela esta função o YouTube diz que o Short liga-se depois ao vídeo completo de onde se cortou. Isto pode ajudar a fazer do Shorts uma ferramenta promocional ideal para os conteúdos mais longos dos criadores.

YouTube vídeos shorts

Ao contrário de outras ferramentas como o Cut, que permite utilizar cinco segundos de um vídeo mais longo para um Short, ou Clips, o Edit não pode ser utilizado nos uploads de outros utilizadores. Só aparecerá no menu Criar se estiver a ver um vídeo que fez o upload.

O YouTube tem dado muita atenção aos Shorts desde que começou a lançar a funcionalidade em 2020. Tentou incentivar os criadores a usarem o formato criando um fundo que pagava aos criadores que os produzissem. Entretanto o site TechCrunch revela que esta empresa tem vindo a expandir a sua biblioteca, convertendo vídeos existentes em Shorts. Isto desde que filmados verticalmente e com menos de 60 segundos de duração. No mês passado, o YouTube disse que mais de 1,5 mil milhões de pessoas viam Shorts todos os meses.

A publicação do YouTube diz que o Edit permite trazer vida nova ao seu conteúdo clássico e que o acesso ao mesmo está neste momento a ser disponibilizado. Seja como for não há de substituir completamente o software de edição de vídeo mais tradicional.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também