Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, a Samsung decidiu apostar única e exclusivamente nos processadores Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, para dar vida à sua nova gama alta de smartphones para 2023.
Algo que penso ser um erro, visto que seria uma excelente ideia continuar a diversificar os seus fornecedores de chips, com a ajuda da Mediatek. Quem sabe, até poderia ser possível puxar a Mediatek, e os seus muito interessantes SoCs Dimensity, para as linhas de produção de produção de 5nm, 4nm ou 3nm, da Samsung.
Isto seria interessante porquê? Porque os níveis de performance e eficiência são extremamente parecidos, e claro, a Mediatek é significativamente mais barata.
Isto poderia abrir as portas para uma baixa de preços nas gamas de smartphones Samsung Galaxy, numa altura crítica, em que todas as fabricantes Chinesas de referência querem roubar quota de mercado à gigante Sul Coreana.
Mas, voltando ao assunto do adeus aos processadores Exynos… Isto não vai ser bem um adeus, vai ser um até já.
Samsung sabe que os processadores Exynos são uma desilusão. E agora?
A Samsung não quer desistir do seu projeto Exynos, o que faz todo o sentido. Afinal de contas, a fabricante tem a produção, e tem também o ‘know-how’ para fazer bons processadores mobile. No entanto, precisa de algum tempo para se organizar! É exatamente por isso que foi criada uma espécie de ‘Task Force’, e foram contratadas personalidades de peso inegável dentro da indústria, para criar algo realmente diferente, e claro, poderoso.
A confirmação de tudo isto veio da própria Samsung, na mais recente reunião de acionistas, com a empresa a afirmar que alguns rumores são verdade, mas que existe algum exagero à mistura. Ora leia:
“Os rumores a falar do fim dos Exynos são falsos. Nós estamos a reorganizar o nosso modelo de negócio para o desenvolvimento e produção de SoCs. O que de forma muito resumida, significa que estamos a seguir um novo plano, para ficarmos mais fortes a médio/longo prazo.”
Em suma, enquanto os rumores a falar de um fim da linha eram um exagero, todos os rumores a mencionar um esforço para chegar aos níveis de performance, e eficiência, dos processadores Apple… Parecem ser 100% verdade.
Por isso, sim, os novos Galaxy S23 vão ser baseados apenas e só em processadores Snapdragon 8 Gen 2. Mas em 2024, ou 2025? Quem sabe o que aí vem? A Samsung quer criar um ecossistema muito similar ao da Apple, e verdade seja dita, tem todas as ferramentas para o fazer com muito sucesso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa estratégia por parte da Samsung? Será possível apanhar a Apple, que anda a apostar forte e feio nos seus SoCs A Bionic e família M?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!