A Samsung já anunciou a chegada da sua tecnologia de produção de 3nm, há algumas semanas atrás. Contudo, de forma a tentar impressionar o mercado, a gigante Sul Coreana vai demonstrar o seu primeiro processador, baseado neste novo processo de produção, nos próximos dias.
Afinal de contas, depois de 2 anos complicados no mundo da produção, a Samsung precisa agora de inverter a tendência, ao impressionar a indústria. Sendo exatamente por isso que estamos a falar de novas linhas de produção significativamente mais rápidas, e mais eficientes, relativamente aos atuais processos de 5nm e 4nm. Se é o suficiente para fazer mossa à TSMC? Talvez sim… Talvez não…
Samsung vai anunciar chip de 3nm nos próximos dias
Pois bem, pesar de todo o barulho que a Samsung está a fazer com este lançamento, ainda não sabemos se a gigante Sul Coreana vai ser capaz de rivalizar com a TSMC, que claro está, também está a dar os toques finais no seu próprio processo de produção de chips de 3nm.
Sim, os novos chips da Samsung parecem bons na teoria, tudo muito graças à introdução da tecnologia GAA, uma novidade que a TSMC só irá implementar nos seus próprios produtos em 2025. Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma redução no consumo de quase 45%, e de um aumento de performance à volta dos 25%. Tudo isto ao mesmo tempo que o próprio chip fica 16% mais pequeno. Tudo melhores inerentes apenas e só à primeira geração destas linhas! Visto que no potencial máximo desta tecnologia de 3nm GAA, vai ser possÃvel reduzir o consumo em mais de 50%, aumentar a performance em mais de 30%, ao mesmo tempo que se reduz o tamanho do chip em mais ou menos 35%.
Samsung vai utilizar estas linhas para dar vida aos novos Galaxy S23? Vamos ver um regresso da Qualcomm, e quem sabe, da NVIDIA?
Ainda é muito cedo para dizer! Afinal, infelizmente, a Samsung demonstrou vários tipos de incapacidades nos últimos meses, o que claro está, resultou na fuga de várias parceiras de qualidade.
É exatamente por isso que os primeiros clientes para as linhas de 3nm GAA não são nomes de referência no mundo da tecnologia, como são as já mencionadas Qualcomm, e NVIDIA, mas sim empresas focadas no mundo do mining.
Aliás, apesar da apresentação deste novo chip de 3nm, é bem provável que os novos Galaxy S23 nem venham a ter versões Exynos. Ou seja, todos os novos smartphones topo de gama da Samsung, para 2023, deverão ser baseados em SoCs Qualcomm Snapdragon, de produção TSMC. (Link)
Se é possÃvel um regresso aos tempos áureos? Sim! Contudo, já existem rumores de que a Samsung está a ter dificuldades na percentagem de chips defeituosos nestas novas linhas. O que pelos vistos, não está a permitir um aumento significativo na capacidade de produção, e está também a empatar as expetativas de lucratividade da empresa Coreana.
Entretanto, a TSMC vai começar a produção de chips 3nm FinFET muito provavelmente em Agosto, com os chips GAA a chegarem apenas em 2025. É preciso salientar que grande parte da quota de produção de 3nm da TSMC já está reservada para a Apple.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!