Muito provavelmente, o leitor é exatamente como eu, e abastece o seu automóvel, ou motociclo, quando existe essa necessidade. Assim, estejam 40ºC, ou noite cerrada, com temperaturas próximas dos 10ºC, você não quer saber de absolutamente nada, e vai meter combustÃvel quando lhe dá jeito.
Isto é perfeitamente legÃtimo, no entanto, se quer apostar na eficiência e na otimização de custos, pode ser um erro.
CombustÃveis: Abastece o seu carro durante o dia? Será um erro?
Portanto, dependendo do especialista, vai ter sugestões diferentes relativas à melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel. Por isso, vamos por partes.
Bem, como deve saber, existem vários teorias de que deve abastecer o seu automóvel em alturas do dia mais frias, em Portugal isto acontece geralmente durante a noite. Porquê? Segundo a teoria, o combustÃvel é mais denso quando está frio, e como tal, pode meter uma maior quantidade, pelo mesmo preço, se decidir não atestar em alturas de altas temperaturas. Contudo, isto é mais mito do que realidade.
Ao fim ao cabo, os tanques de combustÃveis da grande maioria das estações de abastecimento, são isolados e protegidos contra a temperatura exterior. Isto é algo obrigatório, está na lei. Ou seja, se estiver a nevar na rua, e for à bomba mais próxima, não vai meter cubos de gelo no tanque do seu automóvel, o combustÃvel vai sair à mesma exata temperatura, caso fosse um dia solarengo, de muito calor. Vá atestar quando lhe der menos jeito, e quando estiver pouca gente para estar menos tempo na fila.
Dito tudo isto, mais importante que a altura em que mete o combustÃvel, é mesmo o estado do seu depósito.
Mete quando já está na reserva? Isso sim, é um erro crasso.
Caso não saiba, existem resÃduos ou sedimentos, no fundo do seu depósito, especialmente se estivermos a falar de um veÃculo a diesel.
Estes resÃduos/sedimentos dependem um pouco do combustÃvel que foi metendo ao longo dos anos. Mas calma! Não me venha com a conversa dos postos low-cost, e dos combustÃveis aditivados.
A formação destes sedimentos é um processo normal, que também depende da manutenção do tanque do seu posto de abastecimento favorito, e até do transporte deste mesmo combustÃvel, desde a refinaria até ao posto. Sim, existem alguns combustÃveis aditivados capazes de ajudar na limpeza do depósito, mas uma coisa é certa, se tiver pouco combustÃvel, estes resÃduos vão em maior quantidade para os injetores, motor, etc… O que claro está, tem potencial para dar origem a alguns problemas.
Por isso, tenta manter o depósito do seu combustÃvel mais ou menos a meio, e evite ao máximo chegar à reserva.
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