AMD vai ‘imitar’ a NVIDIA noutro tipo de software

Ainda se lembra do RTX Voice, que aproveitava o potencial de processamento das placas gráficas RTX 20 e RTX 30, para melhorar o processamento de voz nos mais variados ambientes? Fossem ambientes de jogo, ou de trabalho? Pois bem, tudo indica que a AMD também quer brincar neste recreio.

AMD vai ‘imitar’ a NVIDIA noutro tipo de software

Portanto, ao que tudo indica, a AMD está a preparar o seu próprio software de supressão de som, ou melhor, cancelamento de ruído, de forma a rivalizar com o RTX Voice da rival NVIDIA. Esta funcionalidade deve ser implementada dentro da suíte de software das drivers AMD Radeon Adrenalin.

O que faz o RTX Voice, e esta nova alternativa, de especial?

De forma muito resumida, cancela todo o ruído desnecessário do seu lado da conversação, e em tempo real, também processa o som que vem do outro lado, de forma a remover os eventuais sons irritantes do outro lado da conversa. Estamos a falar de TVs ligadas, de microfones capazes de apanhar todo e qualquer barulho, como é sempre o chato cão dos vizinhos, etc… Tudo isto ao mesmo tempo que a voz do interlocutor fica mais clara.

Para isso, tal e qual a NVIDIA, a AMD vai obviamente contar com um algoritmo deep learning para identificar, e isolar a voz humana em cada stream. Contudo, ao contrário da rival, a AMD não afirmou que irá utilizar o hardware das suas placas gráficas. Por isso, a funcionalidade pode vir a ser ativada por defeito, em qualquer PC equipado com hardware AMD! Não sendo assim obrigatório ter uma das placas gráficas mais recentes da fabricante.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Completamente inútil? Já lhe deu jeito? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também