A Netflix evoluiu muito desde que apareceu como um serviço de aluguer de DVDs. Com o passar dos anos transformou-se numa gigante do streaming e é sem dúvida umas das melhores plataformas. Mas os tempos não estão fáceis para ninguém e nem tão pouco para a Netflix. É por esse motivo que vai lançar muitas novidades em breve, como um plano mais barato suportado por publicidade. No entanto, há outras novidades menos boa a caminho. Uma delas é que se partilha a conta da Netflix pode preparar-se em breve para cobranças extra. Entretanto já lhe dizemos quanto terá de pagar.
Netflix: as cobranças extra chegam já no próximo mês!
Existem muitas pessoas a partilhar a conta da Netflix. Como devem imaginar isto acaba por tirar muito dinheiro à empresa. Ora é esse valor que a gigante do streaming quer recuperar e como tal vai passar a cobrar um extra às pessoas que partilham a conta. E atenção porque em alguns locais isto começa já no próximo mês.
Para já os primeiros países a receberem esta novidade são a Argentina, República Dominicana, El Salvador, Guatemala e Honduras. Dito isto e como referi acima terão de pagar mais 3 Euros por mês por cada pessoa extra fora do plano.
Lembro no início do ano a Netflix já testou algo semelhante no Chile, Costa Rica e Peru.
Quem não quiser estar a pagar os 3 Euros tem uma solução simples. Pede às pessoas com quem partilhava conta que migrem para um plano independente.
Agora resta saber se esta estratégia vai funcionar ou se vai empurrar as pessoas para a pirataria.
Uma coisa é certa três Euros a mais por mês não é nada de especial para termos acesso aos conteúdos disponibilizados pela Netflix.
Entretanto há também outra notícia menos boa para além das cobranças da Netflix. Esta plataforma está a preparar um plano apoiado por anúncios. Algo que muitos pensavam que nunca chegaria. No entanto, chega mesmo no final deste ano. Entretanto além de introduzir os anúncios, a Netflix também tem uma árdua tarefa pela frente. Garantir que os conteúdos estão preparados para receberem publicidade sem qualquer problema. Mas que problemas serão esses com a publicidade na Netflix?
Publicidade na Netflix: afinal o plano não vai ser tão barato!
As licenças da Netflix estão preparadas para que os conteúdos sejam reproduzidos sem anúncios. Isto significa que os acordos com alguns estúdios como a Sony, Warner Bros. Discovery, Universal terão de ser ajustados para mostrar anúncios. Caso contrário, a Netflix poderá perder muito dinheiro. Caso contrário algumas séries poderão desaparecer.
Isto é algo que tem mesmo de ser feito já que os estúdios também podem querer uma parte dos anúncios, de 15% a 30%. Isto coloca-os na mesma linha do que a Google tira ao nível de anúncios em sites e YouTube. De facto, tornou-se no standard da indústria. Isto será muito mais rentável tanto para os serviços de streaming como para os estúdios que fazem os conteúdos.
O que é que isto significa para os clientes?
Bem isto limita o corte no preço que a Netflix poderá fazer ao plano com publicidade. Ou seja, como terão de dar uma parte aos estúdios já não vão poder tornar o plano tão barato como inicialmente se pensava.
A Netflix ainda não anunciou preços para o seu plano apoiado por anúncios. No entanto vai custar menos de 10 euros por mês. À partida o preço vai situar-se nos 7 Euros. Ainda assim tudo vai depender se a Netflix vai fazer apenas um plano apoiado por publicidade ou mais do que um.
O que é certo é que ainda existem muitas perguntas por responder e só mais para o final do ano é que vamos ficar a saber tudo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!