Pois bem, há alguns dias noticiámos que a Samsung já tinha iniciado o desenvolvimento da nova geração de memória RAM de alta performance. Sim, já não estamos apenas e só a pensar na adoção da memória RAM DDR5, que entretanto deverá tornar-se banal em 2022 e 2023, com a velha memória DDR4 a cair no esquecimento.
Não é demasiado cedo? Falar da RAM DDR6, quando a DDR5 ainda não teve um impacto significativo no mercado? Mais ou menos.
Caso não saiba, a memória RAM DDR5 deveria ter chegado mais cedo ao mercado, muito possivelmente em 2020, e não apenas ‘agora’. A culpa é da pandemia, dos ‘lockdowns’, dos problemas de produção, etc… Mas como já o outro dizia… “The Show Must Go On!”
Por isso, as gigantes do desenvolvimento e produção já começaram as hostilidades, o que por sua vez poderá significar que a memória DDR5 vai ter o menor ciclo de sempre, no mundo da DRAM.
DDR6 a 17000 MHz? É o futuro da memória RAM!
Portanto, a Samsung não quer ficar presa ao passado, nem ao presente, por isso, as equipas de desenvolvimento já olham para as atuais velocidades DDR5 JEDEC de 4800 Mbps com pena. Afinal de contas, a nova memória RAM DDR6 vai voar até aos 17,000 Mbps.
À medida que as necessidades de computação dos consumidores aumentam, toda a tecnologia tem de conseguir acompanhar a evolução tecnológica. Assim, num ano em que estamos à espera de um aumento de performance à volta dos 100% no mundo das placas gráficas, e 20~30% no mundo dos processadores, eis que já existem promessas de uma revolução na memória RAM.
Obviamente que até dizer adeus, a memória RAM DDR5 ainda tem algumas palavras a dizer, com fabricantes prontas a chegar aos 8500MHz com algum OC, e 10000MHz com MUITO OC. Mas DDR6-17000? Até estou com água na boca.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que acha da evolução tecnológica? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!